O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Coalizão Nacional contra a Incineração de Lixo

incinerador nao

O Instituto Pólis colabora com a Campanha Nacional contra os Incineradores de Lixo.

A Coalizão analisa a lógica da gestão de resíduos atual e aponta suas consequências, como a geração de cinzas tóxicas, que são geridas precariamente, provocando riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Além disso, esta forma de gestão provoca despesas públicas imensas comprometidas por períodos de até quarenta anos e é a alternativa de gestão de resíduos que mais gera gases de efeito estufa e a que mais desperdiça energia; é ainda a alternativa de gestão que menos gera postos de trabalho e que compete com os catadores de materiais recicláveis pelos materiais recicláveis “secos”.

A tarefa da Coalizão no século 21 não é encontrar melhores formas de destruição de materiais descartados, mas parar de fazer embalagens e produtos que têm de ser destruídos. O problema acontece pela mistura de materiais, e deixa de ser problema quando coletado separadamente. A questão do resíduo domiciliar pode ser resolvida pelo uso de baixa tecnologia – compostagem (fração úmida), reciclagem (fração seca).

Confiram os registros do evento do lançamento da campanha nacional contra os incineradores de lixo link

Acesse o site: http://www.incineradornao.net/