O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Pólis Digital

LOGO-polisdigital

O PÓLIS DIGITAL é uma plataforma colaborativa, física e virtual, que reúne produções em mídias livres que tratam sobre os temas relevantes da cidade e do contexto global.

O projeto realizado pelo Instituto Pólis, entre os anos de 2011 e 2012, reuniu grupos e artistas em seu terraço com vista para o centro de São Paulo, exibindo gratuitamente desde produções fotográficas à vídeo-mappings, filmes e outras linguagens artísticas, as quais dialogam com as temáticas trabalhadas pelo Instituto e que são relevantes para a cidade como: cultura livre e digital, bem comum e cidadania cultural, o direito à cidade, meio ambiente, cultura de paz, políticas públicas, entre outras. Os eventos são registrados e compartilhados na rede polisdigital.com.br, onde o debate tem continuidade.

A plataforma PÓLIS DIGITAL recebeu o prêmio Ponto de Mídia Livre do Ministério da Cultura, uma ação de desenvolvimento e acompanhamento de construção de políticas públicas para iniciativas de comunicação livre e compartilhada. A atividade integra o Cineclube Pólis, que acontece desde 2003 no Instituto Pólis.