O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Rede GAIA – Aliança Global por Alternativas à Incineração

gaia

Link: www.no-burn.org 

Desde 2008, o Pólis integra a rede internacional GAIA Alternativas à Incineração que atua no sentido de impedir a implantação de tecnologias voltadas para a queima de resíduos sólidos dado seu impacto ambiental e também social (redução da participação dos catadores em processos de recuperação de materiais recicláveis).

O projeto da rede engloba a redução do lixo, a compostagem, a reciclagem e a reutilização, a mudança nos hábitos de consumo e o redenho das indústrias. Além disso, considera o desperdício zero uma revolução na relação das pessoas com os resíduos sólidos: “É um novo jeito de pensar que se preocupa com a saúde de todos aqueles que produzem, vendem, trabalham com os resíduos e são afetados por eles. Em resumo, todos nós”, explica a instituição.