O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Institucional

Fundado em 1987, o Instituto Pólis é uma Organização não Governamental de atuação nacional e internacional. Atuamos na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas, por meio das seguintes áreas: Reforma Urbana (Direito à Cidade e Urbanismo), Democracia e Participação (Juventudes, Formação e Participação Cidadã), Inclusão e Sustentabilidade (Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Local e Segurança Alimentar e Nutricional) e Cidadania Cultural (Convivência e Paz e Mídias Livres).
Nosso objeto de trabalho concentra-se no plano das relações entre as representações da cidadania e os governos locais, nas políticas públicas e nos processos de participação popular e fortalecimento dos movimentos sociais, na organização de fóruns e redes, na análise da gestão municipal e de políticas públicas.
Realizamos seminários e debates públicos, atividades de capacitação, mapeamentos socioculturais, consultorias, além da articulação de ONGs e da atuação em conselhos municipais e nacionais e em Redes e Fóruns.

O que o Pólis faz

Para a consecução de seus objetivos, o Pólis atua em múltiplas frentes:

Assessoria:
Fornecendo subsídios para governos locais, fóruns de entidades da sociedade civil e movimentos sociais para formular e implementar planos de governo, políticas setoriais e projetos específicos nas áreas prioritárias de atuação do Pólis.

Formação: 
Voltada para dirigentes e técnicos que operam políticas municipais, entidades populares e lideranças comunitárias envolvidas nos processos decisórios de gestão municipal. Para desenvolver atividades na área de formação o Instituto Pólis organiza cursos, workshops, encontros e seminários de âmbito local, nacional e internacional, além de produzir publicações, livros, revistas, cartilhas, vídeos, sessões de cineclube e páginas-web destinadas a sua comunicação.

Estudos e pesquisas:
Registro, sistematização, análise, difusão e debate  de experiências inovadoras de gestão municipal, orientada para a implementação de políticas.

Intervenção no debate público:
Mobilização dos conhecimentos e experiências acumulados na área de atuação do Pólis para contribuir para a formação de uma opinião pública crítica e propositiva na direção da melhoria de qualidade de vida e democracia.

Nosso auditório acolhe movimentos sociais, grupos culturais, encontros, atividades do Cineclube Pólis, que reúne principalmente jovens dos bairros da cidade.