O que é o Pólis

o que é o pólis

O Instituto Pólis é uma organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista.

Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade  está presente em suas pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas.

o que o pólis faz

Nossa razão social diz muito sobre o que fazemos: somos o “Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais”. A pesquisa, a formação e a assessoria técnica são frentes de atuação que tem como objetivo o fortalecimento da capacidade de ação autônoma da sociedade civil – movimentos sociais, entidades, fóruns e redes – na perspectiva de qualificar a intervenção no debate público,nos processos políticos e culturais da sociedade, sempre colocando a agenda do Direito à Cidade como ponto central nas proposição de políticas públicas.

Realizamos seminários e debates públicos, além da articulação de ONGs e da atuação em conselhos municipais e nacionais e em Redes e Fóruns.

Intervenção no debate público

A  mobilização dos conhecimentos e experiências acumulados nas áreas de atuação do Pólis  contribuem para a  formação de um debate público mais qualificado, e de uma participação social crítica e propositiva na direção da melhoria de qualidade de vida e democracia.

O que é o Pólis

Formação

A formação é uma dimensão constitutiva do Instituto Pólis e acompanha o conjunto das atividades desenvolvidas, visando a construção coletiva do conhecimento e o compartilhamento de práticas de cidadania para a defesa e a consolidação de direitos. O Pólis organiza cursos, workshops, encontros e seminários de âmbito local, nacional e internacional.

Atualmente, as atividades de formação são coordenadas e organizadas pela frente Escola de Cidadania do Pólis. Para saber mais, clique aqui.

POLIS

Estudos e pesquisas

Com um olhar interdisciplinar e transversal, o Pólis realiza pesquisas, registros, sistematizações  e análises com o objetivo de fomentar e qualificar o debate sobre questões relacionadas ao direito à  cidade. O conteúdo produzido subsidia materiais de difusão, ações de formação e assessorias técnicas, para contribuir com a implementação de políticas mais includentes nas cidades.
O que é o Pólis

Assessoria

O Pólis realiza assessorias técnicas na elaboração de estudos e diagnósticos socioterritoriais que subsidiam a formulação de instrumentos de planejamento. Dentre eles: legislações urbanísticas e territoriais como Planos Diretores (e outras leis derivadas), além de planos regionais e planos setoriais como os de resíduos sólidos, segurança alimentar, cultura e habitação.

Todos os trabalhos de assessoria implicam a discussão de questões relacionadas ao direito à cidade, como forma de subsidiar as políticas territoriais locais, sempre priorizando processos mais democráticos através de suas metodologias de participação. Além de governos, as assessorias também são feitas junto a entidades, movimentos, fóruns e outras organizações da sociedade civil.

Recentemente o Pólis tem apostado na construção de Planos Populares que surgem da demanda ou iniciativa da sociedade como alternativa a políticas públicas excludentes. em um território específico da cidade.

O que é o Pólis