notícias

5 de Julho: 2ª Semana Nelson Mandela

23/06/2016

No dia 5 de julho, terça-feira, a Palas Athena inicia a 2ª Semana Nelson Mandela, cujo tema será “Reconciliação: o caminho já é a meta”. O Instituto Pólis saúda a iniciativa, que promove a Convivência e a Cultura de Paz por meio de reflexões sobre a história do líder pacifista. O encontro de abertura será no Sesc Vila Mariana e trará palestras e expressões artísticas “para se inspirar na superação da vingança, da cultura do ódio e da negação do outro como via de autoafirmação”, como comenta Lia Diskin, cofundadora da Palas Athena. 

Os convidados da noite serão Joseph Ntshiki Mashimbye, Embaixador da República África do Sul no Brasil, o grupo Batucada Tamarindo, Petronela Boonen, educadora popular especialista em justiça restaurativa, o escritor Oswaldo de Camargo, e o grupo Nahko.

Confira a programação e mais informações:

Com o tema “Reconciliação: o caminho já é a meta”,  a atividade celebra o legado do mais importante líder pacifista sul-africano.

A Palas Athena em correalização com o Sesc, em parceria com Consulado Geral da República África do Sul no Brasil e em cooperação com a UNESCO e a Mandela Foundation apresenta no dia 5 de julho, terça-feira, às 19h, no Teatro do Sesc Vila Mariana a 2ª Semana Nelson Mandela. 

Celebraremos a vida e o legado do líder pacifista sul-africano em uma noite de palestras e expressões artísticas, relembrando e refletindo sobre a capacidade de perdão e reconciliação – matriz das estratégias políticas de Mandela – que unificou um povo em torno de um propósito de construção de futuro e não de vingança ou retaliação. 

O legado de Madiba precisa ser revisitado constantemente. Atentos ao cenário do Brasil e do mundo, o chamado à reconciliação se faz latente. Como podemos ressignificar as nossas relações? Mandela não fazia distinção no trato das pessoas em suas relações. O aperto de mão firme, o olhar e a escuta atenta estavam presentes quando se encontrava com um camponês ou com um chefe de Estado.

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, inspirar esperança onde há desespero.” Nelson Mandela

Neste encontro, contaremos com a presença do senhor Joseph Ntshiki Mashimbye Embaixador da República África do Sul no Brasil, do grupo Batucada Tamarindo, da educadora popular Petronela Boonen, do escritor Oswaldo de Camargo, e do grupo Nahko

A 2ª Semana Nelson Mandela tem entrada gratuita e os ingressos poderão ser retirados nas bilheterias das unidades do Sesc SP no dia do evento, a partir das 14h. 

Dentre as atividades da Semana Nelson Mandela, haverá no domingo, dia 17/07, uma Caminhada Silenciosa com Reflexão sobre o legado de Mandela, saindo às 9h30 da Praça da Liberdade, em frente a Capela Santa Cruz da Almas dos Enforcados, esta atividade é realizada em parceria com o MNU – Movimento Negro Unificado. E no domingo seguinte, 24/07, acontecerá no Sesc Vila Mariana duas oficinas, Oficina de Adinkras – com Tatiane Pereira de Souza e Vivência dos Sambas do Recôncavo Baiano – com Batucada Tamarindo. Todas as Atividades são gratuitas. 

Sobre os convidados:

Sr. Joseph Ntshikiwane Mashimbye é Embaixador da República da África do Sul no Brasil. Serviu também como Embaixador no Congo, com forte atuação nas áreas de Paz, Segurança e Cooperação. Graduado em Ciências Sociais, atuou como executivo de alto escalão em instituições bancárias e é coronel da aeronáutica. Por 10 anos foi membro do Parlamento e Presidente dos Comitês de Defesa e de Serviços Prisionais. 

Apresentação de abertura: Batucada Tamarindo traz a vivência de Sambas de Roda do Recôncavo Baiano e apresentam referências do samba-chula, samba duro, afoxés da Bahia e Pernambuco e, as proximidades rítmicas da música tradicional Malinké (do oeste da África), Candomblé Nagô, Ketu, Angola e toques das religiões afro-cubanas, fortalecendo a ancestralidade com o presente e apresentando a África-Brasil dos dias de hoje.


Mesa: Reconciliação: o caminho já é a meta

Petronella Maria Boonen, Cofundadora da linha de Perdão e Justiça Restaurativa do CDHEP. Centro de Direitos Humanos e Educação Popular. Educadora e conferencista com temas ligados à JR, conflitos, perdão, em diversos lugares dentro do Brasil e na América Latina. Natural de Luxemburgo, é membro de uma congregação católica. Doutora e mestra em sociologia da educação pela Universidade de São Paulo/USP com tese sobre Justiça Restaurativa. Graduada em Ciências Sociais pela USP com especialização em mediação de conflitos pela PUC/SP.

Oswaldo de Camargo, Nascido em Bragança Paulista em 1936, é jornalista, com carreira de revisor, redator e resenhista literário no jornal O Estado de S. Paulo e no Jornal da Tarde. Foi, por sete anos, assistente da presidência na Imprensa Oficial do Estado. Como palestrante, tem dado cursos de Literatura em várias escolas e universidades do País, destacando-se o de atualização para professores, ministrado em anos consecutivos na Universidade de São Paulo. Ativista da cultura afro-brasileira, é um dos fundadores do Grupo Quilombhoje.

Apresentação de encerramento: Nahko vem da expressão sul-africana: Okuhlangenwe Nakho que significa experiência. Para desenvolver esta coreografia o diretor, Rubens de Oliveira, junto com os bailarinos realizaram uma pesquisa sobre a vida e experiência de Madiba vividas na prisão e como esse tempo fez com que ele resolvesse mudar a estratégia de articulação para a libertação da África do Sul. A coreografia busca representar a vida de Mandela não só como grande líder, mas como ser humano. Um exercício constante de transformar a raiva em ações potentes e não violentas.


2ª Semana Nelson Mandela
Dia 5 de julho, terça-feira, às 19h
Horário: terça-feira, 19h
Local: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3266-6188
Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc no dia do evento, a partir das 14h. 


Caminhada Reflexiva Nelson Mandela

Dia 17 de julho, domingo, 9h30
Local: Praça da Liberdade, em frente a Capela Santa Cruz da Almas dos Enforcados até o Museu Afro Brasil
Entrada Franca

Oficina de Adinkras 
Dia 24 de julho, domingo, das 11h30 às 13h
Local: Sesc Vila Mariana – Praça de Eventos
Entrada Franca

Vivência dos Sambas do Recôncavo Baiano 
Dia 24 de julho, domingo, das 173h ás 14h30 
Local: Sesc Vila Mariana – Praça de Eventos
Entrada Franca

Fonte: Palas Athena