notícias

Aziz, o bem amado

22/03/2012

 

Aziz, o bem amado

Abrimos o dicionário de significados de nomes árabes e lemos que Aziz significa “caro, estimado, querido”, mas pode  também  ser traduzido como  “o bem amado”. Ficamos felizes com este ser que tem no seu nome palavras tão afetuosas.  Aziz Ab`Saber era um homem que cultivava a simplicidade na sua relação com o mundo: traduzia a geografia para pessoas comuns e vertiam águas, florestas, territórios, montanhas de sua fala mágica, que mais parecia uma contação de histórias com crianças ao redor; resgatava as funções ecológicas dos elementos naturais e as integrava a uma humanidade plena. Era um poeta da biodiversidade. Um cientista extraordinário com desregramento poético. Acreditava na geografia como regeneração da vida com o olhar atento nas pessoas e seu ambiente inteiro. Foi um formador de gerações como pesquisador ímpar e homem público que defendia os direitos dos seres humanos e da natureza.

Estava sempre em vários lugares e o Pólis também foi uma das organizações da sociedade que fruiu da sua presença. Participou do Conselho de Sócios do Instituto Pólis (1996 a 2006) e balizou o nosso olhar socioambiental urbano. Participamos juntos em Belo Horizonte, na fundação do Fórum Intermunicipal de Cultura (FIC), articulação histórica que teve seu momento mais alto nos anos 90 e que tinha por objetivo a valorização da democracia cultural no país e na localidade. E contribuiu para a preparação do Encontro Mundial da Aliança Por Um Mundo Responsável Plural e Solidário, realizado em 1997, que teve a presença de 62 países e a coordenação do Pólis e outras importantes entidades do Brasil e do exterior.

A sua presença humilde, íntegra  e essencial deixava sempre marcas nos lugares por onde passava.

Aqui deixamos a gratidão do Instituto Pólis pela presença do Aziz em nossas vidas e por ter passado por aqui propondo um sentido maior para o conhecimento que adquirira ao longo da sua existência: a certeza e a possibilidade de um mundo melhor.

 

Pólis-Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais.

a missa de sétimo dia do Prof. Aziz Ab’ Saber é hoje, quinta-feira, 22/03, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Mãe Salvador Cruz Torta (Av. Prof. Frederico Hermann Júnior, 105, Pinheiros, São Paulo, Fone             (11) 3032-2336      ).