notícias

Banco de Tecnologias Sociais terá experiências atualizadas pelo Pólis e a FBB

01/12/2010

 

Simples, baratas, fáceis de serem aplicadas e geradoras de fortes impactos onde são implantadas. Assim são as iniciativas que compõem o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), projeto da Fundação Banco do Brasil (FBB) que premia e reúne experiências de todo o Brasil com o objetivo de disseminar conhecimentos e práticas de sucesso no campo do desenvolvimento social. Diante da importância dessas experiências a FBB, em parceria com o Instituto Pólis, vai revisitar e atualizar as informações sobre todas as 551 tecnologias que compõem o BTS.

A pesquisa deve apresentar diversos resultados como afirma o pesquisador do Pólis e coordenador da pesquisa, Adriano Borges. “Além de atualizar as informações, a pesquisa irá gerar dados para compreendermos melhor qual é o perfil das entidades que trabalham hoje com tecnologias sociais, as dificuldades que se enfrentam na disseminação da experiência e que tipo de apoios fomentam essas tecnologias”, diz.

As iniciativas apresentam soluções para problemas na área da alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente entre outros. Segundo Borges, “o conceito de tecnologia social é muito amplo e abrange uma grande variedade de práticas como um banco comunitário ou uma metodologia de ensino de matemática para deficientes visuais ou um aquecedor solar de baixo custo”. É importante ainda destacar que essas tecnologias costumam aliar saber popular, interação com a comunidade e conhecimento técnico-científico.

Para a atualização, os próprios funcionários das agências do Banco do Brasil vão realizar as visitas buscando informações qualitativas e quantitativas consolidadas sobre as tecnologias e as entidades responsáveis por elas.

Com o objetivo de facilitar esse processo, uma oficina de capacitação foi realizada em São Paulo nos dias 23 e 24 de novembro no Hotel Ibis Barra Funda. Participaram do encontro 29 funcionários das superintendências regionais, de 24 estados, uma representante da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil e três pessoas da FBB. Também participaram Jorge Abrahão de Castro, gerente de pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais do IPEA, o Professor Ladislau Dowbor, da PUC-SP e Silvio Caccia Bava, coordenador geral do Instituto Pólis.

Durante a atividade foram definidos os objetivos do projeto, a metodologia e os instrumentos a serem utilizados ( questionário, fichas de informação, e outros materiais que serão utilizados nas visitas).

As informações atualizadas sobre a tecnologia social serão publicadas na nova página do BTS na internet, que será lançada em março de 2011. Esta nova ferramenta possibilitará uma série de novos recursos para ampliar a capacidade de disseminação das tecnologias.