notícias

Carta de Princípios dos Pontos de Cultura

26/05/2011

 

Os Pontos de Cultura da região da macro da Grande São Paulo Oeste estabelece esta Carta de Princípios como um guia de orientação para suas ações, de sua atuação na rede.

Os Princípios contidos na Carta devem ser respeitados por tod@s que queiram participar desse movimento, e nesse sentido, fortalecer e ampliar seu alcance, definindo ações que decorrem da lógica dessas posições.

1. A Macro Grande SP Oeste é o encontro de ponteir@s, pessoas representantes de Pontos de Cultura, artistas, produtores e fazedores culturais. Pessoas que desenvolvem atividades mantenedoras, que divulgam e reforçam a cultura e as práticas culturais desenvolvidas por grupos, ONGs, comunidades, coletivos, associações, etc da sociedade brasileira que estão geograficamente localizado na região da grande São Paulo Oeste, que contemplam os municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, Cotia, Carapicuiba, Osasco, Barueri, Juquitiba,São Lourenço da Serra,Santana de Parnaiba,Caieiras, Pirapora do Bom Jesus, Jandira e Itapevi.

2. Nascemos do movimento dos Pontos de Cultura, somos um grupo plural e diversificado, não confessional, não governamental e não partidário que busca a convergência de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao nacional, buscando desesconder a cultura brasileira e valorizar a Cultura Viva.

3. Nosso objetivo é a promoção, exaltação e reflexão da cultura.

4. Visamos o reconhecimento de uma cultura não exploratória, sustentável, democrática, contra todo tipo de discriminação e preconceito. Nossas ações serão inclusivas e auto sustentável.

5. A Macro Oeste reúne e articula principalmente entidades e movimentos da sociedade civil ligados ao movimento cultural, mas não pretende ser uma instância representativa desse movimento e muito menos excluir outras forças de nossa sociedade que estejam empenhadas em participar e predispostas a discutir essa realidade.

6. A Macro Oeste é um movimento aberto ao pluralismo e à diversidade de engajamentos e atuações das entidades e movimentos que dele decidam participar, bem como à diversidade de gênero, etnias, culturas, gerações e capacidades físicas, desde que respeitem esta Carta de Princípios.

7. As reuniões presenciais ocorrerão 1 vez por mês, sempre no último sábado do mês, no período da tarde, conforme o estabelecido por este colegiado, na sua primeira ata de reunião. (Caso seja necessário poderá ser convocada reunião extra, das 14h as 18h, em local a ser definido pelo coletivo). Os encontros serão itinerantes, cada reunião será em um Ponto diferente, com o intuito de que os grupos se conheçam e criem vínculos cada vez maiores.

8. Decidimos manter a Macro dividida em grupos de trabalhos temáticos e organizacionais.

8.1 Os grupos de trabalho temáticos seguem os mesmos grupos de trabalho que existem no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, e os membros deste coletivo entram nesses grupos segundo suas afinidades e ações, alimentando o Fórum virtual temático já existente.

8.2 Para facilitar a organização e a execução das ações propostas por este coletivo decidimos nos dividir em grupos de trabalhos organizacionais, sendo eles:

* GT executivo – responsável pela: produção administrativa das atividades, encontros, desta macro; elaboração e organização de projetos; captação de recursos; produção dos eventos; curadoria e produção artística; pensar em atividades de formação do artista e educadores; realizar parcerias, por exemplo com sindicato dos artistas para curso de formação de técnicos.
* GT de comunicação/ Assessoria de Imprensa – responsável por realizar: mapeamento dos saberes e ações dos Pontos desta região; Material gráfico; Mídias visuais, escritas e orais; produção de textos; divulgação; distribuição e veiculação; sistematização dos encontros/reuniões.
* GT articulação e mobilização – fará as relações do movimento com o poder público, empresas e Pontos de Cultura; mobilização dos recursos humanos e materiais; articulação das reuniões e eventos; potencializará um mercado de trabalho entre os Pontos.

9. A representação deste grupo perante as outras instâncias do movimento dos Pontos de Cultura, como a Comissão Paulista dos Pontos de Cultura, dar-se-á através das escolhas feitas pelo coletivo no Fórum Paulista dos Pontos de Cultura, e tem como função levar o posicionamento, as opiniões, as questões desta macro.

9.1 O representante eleito daquela deve estar ligado a um Ponto de Cultura, caso ele se desligue do Ponto de Cultura o suplente deve automaticamente assumir o posto.

9.2 O membro eleito na comissão que faltar 3x sem justificativa, nas reuniões da macro, perde automaticamente sua representatividade, e o suplente assume.

9.3 Caso todos os suplentes já tenham assumido a titularidade, a macro terá total autonomia para indicar novos suplentes, desde que eles participem do movimento.

10. Os Pontos de Cultura e grupos culturais desta região farão uma vez por ano uma TEIA regional;

11. Os encontros da macro são abertos a todas as pessoas que queiram participar, Pontos conveniados ou não, pois o intuito é o fortalecimento da rede. Porém somente os participantes assíduos, que participam das reuniões, estão envolvidos com o movimento devem ter direito a voto.

fonte: http://culturadigital.br/teiaoestesp/page/2/