notícias

Centro de São Paulo em alerta contra a política de “limpeza social”

02/09/2005

 

No ano de 2005, a cidade de São Paulo já contabilizou oito ações de reintegração de posse em edifícios ocupados por movimentos de moradia. A última ação ocorreu dia 16 de agosto, na rua Plínio Ramos, região da Luz. Pensando em formas de resistir a essas reintegrações, que têm sido marcadas pela violência policial, o Fórum Centro Vivo organizou encontro com o tema “Reintegrações de posse: uma agenda comum entre os movimentos”, dia 31 de agosto, no Instituto Pólis.

Estiveram presentes cerca de 60 representantes de diversos movimentos sociais e foi decidido apoio ao Grito dos Excluídos, que ocorre dia 7 de setembro com o lema “Brasil, em nossas mãos a mudança”. Haverá vigília na Pça da Sé no dia 6, a partir das 19h. Outra proposta foi formalizar documentação com vídeos, fotos e relatos de flagrantes de violação de direitos na cidade de São Paulo para envio a canais de denúncia.

“A reintegração de posse é a forma mais explicita de violência, mas outras violações de direitos também acontecem, como a retirada dos camelôs, dos moradores de rua e dos catadores no centro”, reforça Weber Sutti, representante do Pólis no Fórum Centro Vivo.

Os encontros do Fórum são abertos a todos os interessados. O próximo ocorre quinta-feira, dia 8 de setembro, às 19h, no Instituto Pólis (Rua Araújo, 124 – Centro). Para mais informações, o e-mail é centrovivo@ig.com.br.

Agenda de mobilizações no centro da cidade:

– 3 de setembro, sábado:
9h – Encontro da Articulação Nacional do Direito à Cidade (no Sindicato dos Arquitetos, Rua Mauá, 836)
15h – Atividades com moradores da ocupação Prestes Maia (Av. Prestes Maia, 911)

– 5 de setembro, segunda-feira:
15h – Reunião “Liberdade Gegê” (Rua do Ouvidor, 63)
17h – toda semana, reunião Frente de Luta por Moradia (Av. São João, 1495)

– 6 de setembro, terça-feira:
19h – Vigília na Pça da Sé para o Grito dos Excluídos

– 7 de setembro, quarta-feira:
das 9h às 11h– Concentração na Pça da Sé e saída para o Ipiranga