notícias

Cooperifa completa 10 anos de poesia e cidadania na periferia de São Paulo

20/10/2011

 

O Sarau da Cooperifa está completando neste mês de outubro 10 anos de atividades poéticas na periferia de São Paulo. E, para comemorar toda essa história, organiza entre os dias 14 e 23 de outubro a 4a Mostra Cultural da Cooperifa, presenteando a população com 10 dias ininterruptos de atividades culturais gratuitas e de qualidade pela zona sul da cidade.

Segundo Altair Moreira, técnico da Área de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis, “A Cooperifa pode se citada como uma atividade cultural que despertou o sentimento de pertencimento da população local. É uma experiência de sucesso que completa 10 anos, uma experiência inédita neste sentido. O sarau funciona independênte das políticas públicas de cultura, mais do que nunca é provado que toda a experiência que tem diálogo com a sociedade civil, e por ela reconhecida, atravessa os tempos – é permanente”.

Conforme conta Danilo Cesar, técnico da Área da Escola da Cidadania do Instituto Pólis, a Cooperifa é um movimento que transformou o Bar do Zé Batidão, na periferia de São Paulo, em um centro cultural. São dez anos de realização de saraus e valorização da literatura, por meio do incentivo à leitura e à criação poética. Neste trabalho coletivo de formação de público, a Cooperifa também fez chover livros, promoveu o encontro de leitores e escritores, e divulgou a poesia no ar e nas escolas. Improvisou uma sala de cinema na laje do boteco e abriu espaço para a produção cinematográfica alternativa e das quebradas.

Uma década de atuação que será comemorada nesta 4ª Mostra Cultural com os parceiros que estão juntos na caminhada pela transformação da periferia. Poetas, atores, músicos, dançarinos e ativistas de várias regiões reunidos para celebrar com a comunidade.

De 14 a 23 de outubro, escolas e espaços culturais da Zona Sul têm sido ocupados por atividades de Literatura (debates, distribuição de livros infantis, feira literária e saraus), Dança, Teatro (adulto e infantil), Cinema e Música (shows e apresentação de orquestra). Conforme esclarece o blog do poeta Sérgio Vaz, coordenador da Cooperifa: “Graças aos amigos e parceiros do movimento, todos os eventos são gratuitos. Um presente para a comunidade”.

Nesta última quarta-feira (19/10) foi realizado o Sarau de Aniversário propriamente dito. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes no bar do Zé Batidão para comemorar, junto com os poetas e a comunidade, justamente a marca de 500 saraus ao longo desses dez anos de existência.

Agora o próximo final de semana de 22 e 23 de outubro promete colocar ainda mais fogo no pavio da cultura de periferia e de resistência na zona sul da cidade: dois dias com muito rap, soul, maracatu e mpb celebrando a trajetória de um dos movimentos culturais mais importantes atualmente no Brasil e no mundo.

Confiram algumas fotos do Sarau de Aniversário de 10 anos e a Programação Completa da 4a Mostra Cultural da Cooperifa, que se encerra neste final de semana.