O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Dom Paulo Evaristo Arns: luta e resistência

Dom Paulo Evaristo Arns
Direito à Cidade, Reforma Urbana
15 de dezembro de 2016

O Instituto Pólis lamenta profundamente o falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns, aos 95 anos, na última quarta-feira, 14 de dezembro.

O arcebispo se tornou um símbolo do movimento contra a ditadura militar brasileira ao enfrentar diretamente a repressão e os generais militares, como no dia em que cobrou o fim das torturas num encontro com o Presidente General Emílio Garrastazu Médici. Fundador da Comissão Justiça e Paz e do Centro de Direitos Humanos Santos Dias, criado para promover a defesa dos direitos e da integridade das pessoas que eram perseguidas e violentadas, o arcebispo mostrou sua coragem ao denunciar publicamente as práticas de torturas do regime militar. Também realizava atos contra este, como o ato ecumênico em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog morto pela ditadura, o que se tornou um marco pela luta da sociedade civil pela democracia e justiça em nosso país.

Dom Paulo Evaristo Arns dedicou sua vida e em defesa da democracia e dos direitos humanos. Por isso, também saudamos toda trajetória de luta e resistência do arcebispo catarinense que renova nossas energias na construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

Imagem de destaque: Estadão

Anterior / Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − onze =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.