notícias

É lançado o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

04/10/2011

 

A erradicação da extrema pobreza e da insegurança alimentar moderada e grave; ampliação da atuação do Estado na promoção da produção familiar agroecológica e sustentável de alimentos; valorização e proteção da agrobiodiversidade; ampliação do acesso à água de qualidade; e reversão das tendências de obesidade e sobrepeso são algumas das propostas elaboradas durante a 25ª Reunião Plenária do Conselho Nacional Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

O evento aconteceu no dia 14 de setembro, em Brasilia. A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgaram o lançamento do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan).

“O Plano de SAN é um importante instrumento de planejamento, gestão e execução das diretrizes da Política de SAN pois estabelece metas concretas para as ações”, afirmou Christiane Costa, técnica do Instituto Pólis e membra do Conselho, “ele foi elaborado de forma intersetorial e contou com a participação do Conselho Nacional de SAN (CONSEA). Representa, portanto, um importante avanço na afirmação da alimentação como um direito humano fundamental”.