notícias

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO

12/02/2019

O Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, por meio do presente edital, vem a público divulgar a abertura de processo seletivo para estágio, para o desenvolvimento de atividades no âmbito de seus projetos, nos termos e condições a seguir:

 I  – DAS VAGAS

1.1 A seleção destina-se ao preenchimento de 03 (três) vagas para estágio pelo período de março a dezembro de 2019, podendo a contratação ser prorrogada até o limite de 24 meses.

1.2 São áreas de conhecimento desejáveis para cada uma das vagas disponíveis:

Vaga I – Arquitetura e urbanismo, planejamento territorial, geografia ou outras áreas afins ao planejamento urbano e regional.

Vaga II – Ciências sociais, direito, políticas públicas, administração pública, pedagogia ou outras áreas afins à mobilização social e incidência política.

Vaga III – Relações internacionais, direito, ciências sociais, políticas públicas ou administração pública. Essa vaga destina-se mais diretamente ao Projeto Plataforma Global pelo Direito à Cidade.

1.3 O trabalho envolve a elaboração de pesquisas, estudos e pareceres, sistematização de dados, organização de eventos, realização de oficinas, mobilização e relacionamento com atores da sociedade civil e governos, dentre outras atividades pertinentes à atuação do Instituto Pólis na temática do Direito à Cidade.

1.4 As pessoas interessadas devem estar regularmente matriculadas em curso de graduação em instituição de ensino superior e apresentar disponibilidade de 5 (cinco) horas diárias e 25 (vinte e cinco) horas semanais, preferencialmente no turno da tarde.

1.5 As atividades serão desenvolvidas principalmente na sede do Instituto Pólis, localizada na Rua Araújo 124, República, São Paulo/SP, podendo existir ocasiões em que algumas atividades sejam realizadas em outras localidades.

II – DOS REQUISITOS PARA A SELEÇÃO

2.1 Serão considerados na seleção os seguintes critérios classificatórios gerais (não eliminatórios): experiência acadêmica; participação em projetos de pesquisa ou extensão universitárias; envolvimento com coletivos ou organizações da sociedade civil; habilidades na utilização de programas de edição de texto e planilhas; afinidade temática com as ações desenvolvidas pelo Instituto Pólis.

2.2 Especificamente para a VAGA I, serão consideradas também as habilidades com utilização de programas de georreferenciamento e produção cartográfica.

2.3 Especificamente para a VAGA II, será considerada também experiência com educação popular e/ou arte educação.

2.4 Especificamente para a VAGA III, será considerado também o domínio de línguas estrangeiras.

III – DO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES

3.1 O Instituto Pólis afirma seu compromisso com o combate às discriminações e enfrentamento das desigualdades também na composição de sua equipe. Portanto, ainda que não se trate de um requisito obrigatório da seleção, estimulamos candidaturas de pessoas negras, mulheres, pessoas LGBTI, indígenas ou quaisquer outras em processos de vulnerabilização social.

3.2 Caso haja engajamento em movimentos ou coletivos que atuam no enfrentamento das desigualdades, deve-se constar essa informação na carta de apresentação.

IV – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 Os(as) interessados(as) deverão enviar obrigatoriamente: a) currículo atualizado; b) cópia simples do histórico escolar; c) carta de apresentação (até duas páginas) destacando sua experiência e os motivos pelo interesse na vaga pleiteada. A critério do(a) candidato(a), poderá ser enviado também portfólio com trabalhos anteriores.

4.2 O histórico escolar destina-se a simples verificação do desempenho acadêmico, sendo dispensadas declarações formais da coordenação do curso, de forma que serão aceitas versões extraídas do sistema on-line da instituição.

4.3 Autenticações e reconhecimentos de firma são desnecessários.

4.4 A documentação deverá ser enviada em formato PDF para o e-mail contato@polis.org.br até as 20h dia 26 de fevereiro de 2019;

4.5 No título do e-mail deve constar “Seleção Estágio Pólis” e, no corpo da mensagem, o nome completo, telefone para contato e a vaga para qual está concorrendo. Uma mesma pessoa pode concorrer a mais de uma vaga.

4.6 A primeira etapa da seleção ocorrerá internamente por meio da análise do currículo, do histórico escolar e da carta de apresentação, sendo eliminatória.

4.7 A segunda etapa da seleção ocorrerá por meio de entrevistas. Para cada vaga serão selecionadas, no máximo, 5 pessoas para serem entrevistadas pela comissão de seleção entre os dias 13 e 15 de março de 2019.

4.8 O resultado final será divulgado no dia 18 de março de 2019, quando os(as) aprovados(as) serão comunicados(as) sobre os trâmites de contratação e o início das atividades, que deverá ser imediata.

V – DA REMUNERAÇÃO

A bolsa de estágio tem o valor mensal de R$ 998,00 (novecentos e noventa e oito reais), ao qual será acrescido de auxílio transporte no valor de R$ 190,00 (cento e noventa reais).

 

São Paulo/SP, 12 de fevereiro de 2019

Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais