O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Espaços de doações e trocas é inaugurado em São Paulo

give box
Resíduos Sólidos, Inclusão e Sustentabilidade
20 de abril de 2017

As casinhas Give Box, além de fortalecerem o elo comunitário dos bairros, levantam a reflexão acerca do consumo desenfreado

O mundo sofre impactos há tempos com o consumo desenfreado. Os produtos saem das fábricas com data de validade curta. A durabilidade daquilo que compramos é cada vez menor. A produção aumenta vertiginosamente. Muitos usam a justificativa de que a oferta precisa aumentar de acordo com a demanda dos consumidores. Mas então, se o consumidor influencia no aumento, também pode gerar impacto para que haja a diminuição.

É nesse sentido que nasce o espaço Give Box. Uma iniciativa, que além de tentar frear o consumo descontrolado, e consequentemente diminuir o descarte de resíduos que podem ser reaproveitados, cria um ambiente colaborativo com forte viés comunitário ao redor de casinhas Give Box. Isto através do objetivo de viabilizar trocas e doações de materiais e objetos entre aqueles que vivem na comunidade local, como um uma loja livre onde todos podem pegar e deixar, sem influenciar no aumento da produção de consumo.

No Brasil, existem outros projetos parecidos, como Escambo, Armário Coletivo, Cabide solidário, Gaiolas literárias. A primeira casinha Give Box foi inaugurada no dia 21 de abril, no Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã, na avenida Corifeu de Azevedo Marques, número 250.

Para construir uma casinha, existem manuais em inglês e em alemão. Também há um mapa de casinhas Give Box espalhadas pelo mundo. Ainda, 4 casinhas estão disponíveis para serem alocadas em algum espaço, para sugerir um local preencha o formulário.

Anterior / Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *