notícias

IBOPE lança quarta edição da pesquisa sobre a percepção da cidade

19/01/2011

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, amanhã (20), às 10h, no Teatro Anchieta (Sesc Consolação) serão apresentados os resultados da quarta edição da pesquisa IBOPE sobre a percepção da cidade. A pesquisa consiste na avaliação dos serviços públicos e grau de satisfação dos paulistanos sobre qualidade de vida.

Além da divulgação dos resultados, o evento terá uma palestra sobre Cidade e Qualidade de Vida, com o escritor e religioso dominicano Frei Betto e uma mesa com jornalistas para comentar a pesquisa: Camilo Vannuchi (Época São Paulo), Mariana Barros (Veja São Paulo), Denise Chiarato (Folha de São Paulo), Luciana Garbin (O Estado de São Paulo), e Marcus Aurélio, da rádio Globo AM.

O Instituto Pólis participou da pesquisa do IBOPE que inclui a segunda edição do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município).

O IRBEM revela como está o nível de satisfação dos paulistanos em relação à qualidade de vida e bem-estar em São Paulo. A pesquisa aborda 25 temas, alguns com aspectos subjetivos como Sexualidade, Espiritualidade, Aparência, Consumo e Lazer e outros que tratam de condições mais objetivas de vida, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Habitação e Trabalho, e envolveu mais de 36 mil pessoas.

O levantamento traz também o nível de confiança da população nas instituições, a satisfação com os serviços públicos, a administração municipal e a percepção sobre a segurança na cidade.

Segundo Jorge Kayano, pesquisador do Instituto Polis, a pesquisa é extremamente positiva e útil para a cidade como um todo. “Este tipo de levantamento deveria ser replicado nas outras cidades. Nos dá a possibilidade de acompanhar ao longo do tempo, a opinião da população sobre como as coisas estão, ou não, acontecendo na cidade, e nos oferece um instrumento de cobrança e avaliação sobre a situação da cidade e da atuação do poder público”, afirma Kayano.

Os interessados em participar do evento devem enviar mensagem para zuleica@isps.org.br.

Data: 20 de Janeiro
Hora: as 10h
Local: Teatro Anchieta Endereço
Endereço: Sesc Consolação – rua Dr. Vila Nova, 245