notícias

Instituto Pólis lançará livro com produções artísticas de jovens agentes culturais da cidade de SP

07/06/2016

No dia 17 de junho, às 19h00, acontecerá no espaço Vitrine do Centro Cultural Galeria Olido o lançamento do livro Escritos e Imaginários, publicação composta de produções culturais de jovens participantes do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, sob a coordenação do Instituto Pólis ao longo dos anos 2014 e 2015. O evento contará com falas, apresentações de poemas e exibição de imagens.  Os/as autores/as são jovens monitores/as culturais, e tem a coordenação editorial de Hamilton Faria e Valmir de Souza.

O livro Escritos e Imaginários traz visões multifacetadas de autores/as e artistas jovens, constituído de obras inaugurais de agentes culturais que expressam seus sentidos existenciais. Durante o curso de um ano, aparecem revelações artísticas em textos que remetem a vivências, experiências e reflexões. Com um repertório amplo, os textos e imagens são de variados tons e temas e abordam as condições existenciais e sociais do “ser jovem” numa grande metrópole, com um olhar crítico e criativo.

O livro é composto por duas partes: na primeira parte, jovens escritores/as que se apresentam com suas próprias palavras, em escritos inéditos. Na segunda parte, o livro traz imagens, desenhos e fotografias produzidas ao longo de um ano. Há também uma seção com obras de grafites feitas no terraço do Instituto Pólis. São criações ecléticas que não passaram por nenhum tipo de seleção. Esperamos que esta publicação contribua para a circulação de produções culturais juvenis da cidade São Paulo.

Sobre o Programa Jovem Monitor/a Cultural

Criado pela Lei Municipal 14.968/09 e o Decreto Municipal 51.121/09, o Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) visa a formação teórica e prática de jovens entre 18 e 29 anos que atuam no atendimento, produção e difusão da cultura municipal em equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e é desenvolvido através de gestão compartilhada com o Instituto Pólis e Ação Educativa. O Pólis realiza a formação teórica de jovens monitores/as que atuam em casas de cultura, centros culturais, teatros distritais e gabinete da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. A Ação Educativa realiza a formação teórica de jovens monitores/as que atuam nos centros culturais, nas bibliotecas municipais, no Museu da Cidade e no Arquivo Histórico.

O Programa tem a duração de um ano e conta com formações teóricas às segundas-feiras e formações práticas nos equipamentos culturais durante a semana, acompanhados por agentes de formação in loco.