notícias

Já aderiu à Aliança Resíduo Zero Brasil? Assine aqui o termo de adesão

10/10/2014

A Aliança Resíduo Zero Brasil é uma articulação de entidades, movimentos e indivíduos mobilizados em torno de questões de geração de resíduos e padrão de produção e o impacto ao meio ambiente, ligado à Rede Internacional Zero Waste. Leia aqui o termo completo da ARZB.

A Aliança surge após quatro anos da entrada em vigor da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei no 12.305/2010, documento que foi debatido durante 21 anos no Legislativo.

Embora a lei priorize, nesta ordem, a não geração de resíduos, a redução, reutilização e, só depois, a máxima reciclagem, ainda não vemos avanços e resultados. E o princípio de corresponsabilidade na gestão dos resíduos ainda não foi assumido pela sociedade, especialmente pelo setor empresarial e pelos governos.

Surgido nos anos 1970, o Resíduo Zero é um conceito inspirado nos ciclos naturais de vida, que são eficientes e sustentáveis, em que tudo é transformado em outros recursos, sem desperdício e sobras.

Cidades da Europa que adotaram o Resíduo Zero estão mostrando que a coleta seletiva pode alcançar taxas de reciclagem de 80% a 90%. E São Francisco, nos Estados Unidos, cuja meta é diminuir 90% do que era aterrado, já recupera 80% dos seus resíduos.

Adotar o conceito Resíduo Zero significa:

– Minimizar os impactos no solo, na água, no ar e nos ecossistemas, em geral, que podem ser nocivos ou ameaçar a saúde planetária – humana, animal e vegetal – e provocar irreversíveis alterações climáticas;

– Projetar e gerenciar produtos e processos para reduzir o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais;

– Conservar e recuperar recursos naturais;

– Não queimar ou enterrar resíduos;

– Incentivar o consumo de produtos e serviços com esse conceito.

 

Assine aqui o termo de adesão da ARZB.