O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Lançamento da Aliança Resíduo Zero Brasil tem palestra do professor Paul Connet

paul-connet
Inclusão e Sustentabilidade, Resíduos Sólidos
19 de setembro de 2014

A Aliança Resíduo Zero Brasil é uma articulação de entidades, movimentos e indivíduos mobilizados em torno de questões de geração de resíduos e padrão de produção e o impacto ao meio ambiente, ligado à Rede Internacional Zero Waste.

Celebrando o lançamento da Aliança, o professor emérito de Química Ambiental da Universidade St. Lawrence, Paul Connet, fará uma apresentação no Instituto Pólis, no dia 19 de setembro, às 14h. Connet explica os problemas causados por práticas como a incineração e a fluoretação e apresenta soluções alternativas para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

Assista abaixo a transmissão ao vivo do evento.

 

A Aliança surge após quatro anos da entrada em vigor da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei no 12.305/2010, documento que foi debatido durante 21 anos no Legislativo.

Embora a lei priorize, nesta ordem, a não geração de resíduos, a redução, reutilização e, só depois, a máxima reciclagem, ainda não vemos avanços e resultados. E o princípio de corresponsabilidade na gestão dos resíduos ainda não foi assumido pela sociedade, especialmente pelo setor empresarial e pelos governos.

Surgido nos anos 1970, o Resíduo Zero é um conceito inspirado nos ciclos naturais de vida, que são eficientes e sustentáveis, em que tudo é transformado em outros recursos, sem desperdício e sobras.

Cidades da Europa que adotaram o Resíduo Zero estão mostrando que a coleta seletiva pode alcançar taxas de reciclagem de 80% a 90%. E São Francisco, nos Estados Unidos, cuja meta é diminuir 90% do que era aterrado, já recupera 80% dos seus resíduos.

Adotar o conceito Resíduo Zero significa:

- Minimizar os impactos no solo, na água, no ar e nos ecossistemas, em geral, que podem ser nocivos ou ameaçar a saúde planetária – humana, animal e vegetal – e provocar irreversíveis alterações climáticas;

- Projetar e gerenciar produtos e processos para reduzir o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais;

- Conservar e recuperar recursos naturais;

- Não queimar ou enterrar resíduos;

- Incentivar o consumo de produtos e serviços com esse conceito.

Inscreva-se pelo e-mail: cdi@polis.org.br

 

Informações à imprensa: 

Amanda Kamanchek Lemos

Instituto Pólis

Tel.: (11) 2174-6814

E-mail: amandalemos@polis.org.br

 

Mariana Saraceni

Instituto Pólis

Tel.: (11) 2174-6815

E-mail: marianasaraceni@polis.org.br

 

Davi Amorim

MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

Tel.: (11) 3341-0964

E-mail: comunicacao@mncr.com.br

Anterior / Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>