O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Le Monde Diplomatique Brasil – Edição 122/Setembro de 2017

Direito à Cidade, Reforma Urbana
8 de setembro de 2017
EDITORIAL
Vem aí um novo golpe?

O fato de Lula liderar as intenções de voto para 2018 cria um impasse para os donos do dinheiro que afastaram o PT do governo. Eles não deram um golpe para assistir, pouco mais de dois anos depois, à vitória de Lula e à volta do PT. Assim, abre-se um novo leque de possibilidades.

Por Silvio Caccia Bava

OCUPAÇÃO MILITAR
Rio de Janeiro sitiada?

Militares são treinados para matar inimigos. As táticas de ocupação de território visam à invasão de países estrangeiros, e a “licença para matar” volta-se contra combatentes estrangeiros. O que significa, então, ocupar nossas próprias cidades, habitadas por concidadãos?

Por Thiago Rodrigues 

ENTREVISTA – FERNANDO HADDAD
A autocrítica da sobrevivência

A possibilidade de ser candidato à Presidência da República, caso Lula seja condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região, não é discutida pelo PT, confirma Haddad. “A candidatura dele está posta. Ele lidera as pesquisas.”

Por Guilherme Henrique 

 

* Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil

Anterior / Próximo