notícias

Livro sobre economia solidária e cultura será lançado em Santo André

17/07/2016

No dia 21 de julho, próxima quinta-feira, às 18h, acontece o lançamento do livro “Economia Solidária da Cultura e Cidadania Cultural: desafios e horizontes”, na Alpharrabio Livraria e Editora, em Santo André. O Instituto Pólis e a Universidade Federal do ABC convidam todas e todos para o evento que contará com a presença dos grupos culturais envolvidos no projeto.

A publicação questiona o que são as políticas públicas na área da cultura. As demandas de movimentos culturais de São Paulo e do ABC estão sendo contempladas pelos planos municipais de cultura já existentes e pelos que estão em fase de elaboração? Os coletivos culturais são de fato reconhecidos pelos sistemas públicos municipais de cultura?

Sob o guarda-chuva de palestras, intervenções artísticas e reflexões que aconteceram no Encontro de Economia Solidária da Cultura e Cidadania Cultural, em junho de 2015, cerca de dezesseis autorias, dentre gestores culturais, especialistas e coletivos, foram reunidas no livro para tentar responder a essas questões e levantar discussões sobre o papel da economia solidária na sociedade no âmbito da cultura e da cidadania.

O livro, organizado por Neusa Serra e Hamilton Faria, tem contribuições de Ladislau Dowbor, Célio Turino, Gil Marçal, e de coletivos culturais como Ilú Obá De Min, São Mateus em Movimento e Sarau do Fórum, entre outros. Para além de tentar entender a economia solidária, que traz  para a cultura e cidadania processos participativos e inclusivos, também pensa o protagonismo dos jovens, “que vivenciam essas experiências participativas, principalmente nas periferias, nos trazem novos elementos para pensar a cultura de forma mais generosa e ampliada.”

 

Serviço:

Lançamento do livro “Economia Solidária da Cultura e Cidadania Cultural: desafios e horizontes”

Local: Alpharrabio Livraria e Editora. Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151, Jd. Bela Vista, Santo André.

Data: quinta-feira, 21 de julho, às 18h