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Manifesto da FNRU defende ‘as cidades para as bicicletas’

18/03/2011

O FNRU defende as cidades para as bicicletas

A frota brasileira de bicicletas se apresenta como a quinta no mundo, apenas atrás da China, Índia, EUA e Alemanha. No entanto, se observamos as cidades brasileiras veremos que estamos longe de conceder a prioridade devida aos ciclistas que têm a bicicleta como seu modo preferencial para seus deslocamentos.

A maior prova de que esse direito não é respeitado aconteceu sexta-feira, dia 25 com os ciclistas do movimento Massa Crítica em Porto Alegre – RS. Um carro com dois homens dentro não gostou de ter o trânsito atrapalhado por aquilo que eles provavelmente não consideram um meio de transporte. O motorista usou o carro como arma. Alguns ciclistas foram diretamente atingidos, outros se machucaram pela reação em cadeia: uma bicicleta foi derrubando outra. No fim, 15 pessoas foram parar no Hospital de Pronto Socorro. Os homens fugiram logo depois do ocorrido. As imagens chocam bastante.

Alguns meios de comunicação chamaram a tentativa de homicídio de “acidente”. Não há argumento que convença do uso do termo. Não existe lógica que leve a ele. Não há qualquer questionamento possível de que possa ter acontecido de forma ocasional. É muito importante frisar que o atropelamento foi intencional. O motorista decidiu deliberadamente acelerar e passar por cima dos ciclistas, pois muita gente acha que a bicicleta está atrapalhando o trânsito e não que ela tem direito à cidade.

Para mais informações, acesse: https://www.polis.org.br/noticias/reforma-urbana/urbanismo/manifesto-fnru-defende-as-cidades-para-as-bicicletas