notícias

Maria Emília Pacheco é a nova presidente do CONSEA

09/04/2012

 

Na primeira plenária da atual gestão, os integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) indicaram a conselheira Maria Emília Pacheco para presidir o órgão no biênio 2012/2013.

A escolha do nome ocorreu por aclamação de diversos representantes de entidades sociais e de governo. A indicação oficialmente foi apresentada pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), mas praticamente todas as entidades da sociedade civil com assento no conselho manifestaram apoio ao nome.

Entre as dezenas de entidades de apoio registradas estão: Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Confederação Nacional dos Agricultores da Agricultura (Contag), Via Campesina, Ação da Cidadania, Rede de Informação e Ação Pelo Direito a se Alimentar (Fian Brasil), Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação dos Povos Indígenas, Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Terreiro, Rede de Educação Cidadã e Movimento de Mulheres Camponesas.

Em depoimento dado à assessoria de imprensa do Consea, Elisângela Araújo, conselheira titular e coordenadora geral da Fetraf disse: “Maria Emília tem amplo potencial, capacidade de mediação, sensibilidade e profundo conhecimento da temática da soberania e segurança alimentar e nutricional”.

Também Alessandra da Costa Lunas, conselheira titular, representante da Contag, assim manifestou-se em relação à Maria Emília: “A sua história, as suas lutas, as suas ideias são ideias que nós defendemos”.

Para Mariana Romão, técnica do Instituto Pólis, “Se trata de uma conquista no campo das lutas pela segurança alimentar e nutricional. A Maria vem da sociedade civil, foi do Fórum Brasileiro e está muito tempo nessa luta˜.

 

Segue abaixo a fala na íntegra de Christiane Araújo Costa, representante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e técnica do Instituto Pólis:

Exma Senhora Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, companheiro Renato Maluf, presidente do Consea, conselheiras, conselheiros e convidados,

Estamos inaugurando um novo mandato do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e conforme a Lei Orgânica da SAN 11.346, o CONSEA  será presidido por um de seus integrantes, representantes da sociedade civil, indicado pelo plenário e designado pela Presidenta da República.

Considerando a importância que representa para os avanços no campo da soberania e da segurança alimentar e nutricional, a atuação conjunta com outros movimentos, articulações, fóruns e redes.

Considerando o momento histórico que vivemos, de fortalecimento da participação feminina e o papel central que as mulheres ocupam hoje, vários de nós nos detivemos a identificar possíveis perfis de mulheres para o exercício dessa importante função.

Mesmo porque, já tivemos 3 presidentes homens, seria bom agora revezar…

Graças à força da presença feminina no CONSEA, diversos nomes foram cogitados. Mas, em torno de um deles, foi se formando um firme e tranquilo consenso.

Seja por sua dedicação desde o início do CONSEA, exercendo funções de liderança, na coordenação de comissões e conferências;  seja por seu compromisso na militância, pela ligação orgânica com os movimentos sociais, que manifestaram entusiasmo e apoio ao seu nome, seja, inclusive,  por suas características pessoais : de clareza, transparência, capacidade de síntese, escuta qualificada, a ética, o carisma, e muitas qualidades mais, em nome do FBSSAN, submeto à essa plenária o nome da companheira Maria Emília Pacheco para a presidência do CONSEA.

Queremos assinalar que o Fórum também atende à demanda de um amplo grupo de conselheiros e conselheiras, representantes de outras organizações, redes e fóruns que identificam em Maria Emília,  plenas condições para o exercício dessa função.

Finalizo com um pequeno trecho escrito pelo nosso querido companheiro, Chico Menezes, ex presidente e membro da coordenação do Fórum, a quem aproveitamos para desejar força, saúde e excelente restabelecimento:

“No papel que chama para si, de articulador dos diferentes setores que trabalham os temas da alimentação e nutrição, bem como do direito humano à alimentação adequada e saudável, o FBSSAN manifesta sua forte confiança de que Maria Emília, com a competência e seriedade que demonstrou em toda a sua trajetória, saberá contribuir para que o CONSEA impulsione as políticas públicas que mais favorecem essa perspectiva. Pedimos o apoio ao nome de Maria Emília Pacheco para a presidência do CONSEA”.

 

Obrigada.