notícias

Mensagem da Unesco sobre o Encontro Nacional Conviver em Paz na Cidades, organizado pelo Pólis e parceiros

18/09/2013

Quando criada, em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tinha como missão primordial a construção da paz. De fato, o preâmbulo de sua Constituição já dizia explicitamente: “Como as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem ser construídas”. O mesmo preâmbulo completa: “O propósito da Organização é contribuir para a paz e a segurança, promovendo cooperação entre as nações por meio da educação, da ciência e da cultura, visando a favorecer o respeito universal à justiça, ao estado de direito e aos direitos humanos e liberdades fundamentais afirmados aos povos do mundo”.

A UNESCO sempre acreditou que a cultura de paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos. É, portanto, uma cultura baseada na tolerância e na solidariedade, uma cultura que respeita todos os direitos individuais, que assegura e sustenta a liberdade de opinião e que se empenha em prevenir conflitos, resolvendo-os em suas fontes, que englobam novas ameaças não-militares para a paz e para a segurança, como a exclusão, a pobreza extrema e a degradação ambiental. A cultura de paz procura resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, de forma a tornar a guerra e a violência inviáveis.

Na atualidade, continuamos com inúmeros conflitos armados e lutas civis, que sacrificam vidas humanas em mais de 40 países. Outras fontes de tensão têm sua origem na deterioração do meio ambiente, no excesso de população, na competição por recursos de água doce cada vez mais escassos, na desnutrição e na flagrante desigualdade econômica e social não só entre os países, como também internamente a estes, devido a em modelos de desenvolvimento concentradores de renda e excludentes.

Substituir a secular cultura de guerra por uma cultura de paz requer um esforço educativo prolongado para modificar as reações à adversidade e construir um modelo de desenvolvimento que possa suprimir as causas de conflito.

É nesse sentido que a UNESCO, felicita a iniciativa do Instituto Pólis – em parceria com a Palas Athena e o Governo de São Paulo – de organizar o encontro nacional Conviver em Paz nas Cidades. Acreditamos que a construção do ideário da cultura de paz, além de tarefa individual, é também dever coletivo. Promover o direito à cidade – como espaço de socialização, compartilhamento de cultura, hábitos e costumes – significa, portanto, contribuir para reduzir o hiato entre o discurso e a prática.

Assim, em nome de toda a equipe da UNESCO no Brasil, considerem-se participes da UNESCO nos esforços de promover a construção da paz e a convivência harmoniosa nos centros urbanos. Desejamos pleno sucesso na condução do evento e nas discussões que se seguirão.

Abraços fraternos!

Marlova Jovchelovitch Noleto
UNESCO | Representação no Brasil