notícias

Movimento Nacional de Catadores realiza a Expocatadores 2010 no fim de dezembro

14/12/2010

 

O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis promove entre os dias 21 e 23 de dezembro a segunda edição do evento Reviravolta Expocatadores 2010. O encontro vai acontecer no centro de exposições Mart Center, localizado na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo.

A Expocatadores será composta por três atividades principais: o Encontro Internacional de Catadores, o Seminário Estratégico e a feira de exposição de organizações de catadores, serviços, tecnologia social e projetos.

O evento deve reunir mais de 1.500 catadores de todos os estados brasileiros, América Latina e Caribe para um encontro internacional de troca de experiências e debates sobre políticas e ações voltadas para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

Os temas centrais da Reviravolta EXPOCATADORES 2010 são:

– Prestação dos Serviços de Coleta e triagem;
– Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos;
– Políticas Públicas;
– Inovações tecnológicas e
– Mercado de recicláveis específicos para catadores.

Para participar do evento é necessário se inscrever. As inscrições de catadores(as) para o Encontro Internacional de Catadores são gratuitas e serão validadas pela Coordenação Estadual do MNCR em cada Estado. O Encontro Internacional é destinado exclusivamente para catadores de materiais recicláveis.

A participação nos Seminários Estratégicos é aberta para catadores, técnicos da área de resíduos e sustentabilidade e demais interessados. O valor da inscrição é de R$ 150,00 (estudantes têm desconto de 50%). Para participar, é necessário fazer uma pré-inscrição no próprio site da organização. A inscrição dá direito a participação apenas para o Seminário Estratégico Reciclagem Sustentável e Solidária.

Catadores que não estiverem participando do Encontro Internacional podem fazer sua inscrição no Seminário Estratégico de forma gratuita, desde que comprovem sua atividade como catador de material reciclável.

As inscrições online vão até o dia 17 de dezembro. Após essa data elas serão feitas diretamente no credenciamento da Expocatadores.

A feira de exposição de organizações de catadores, serviços, tecnologia social e projetos é gratuita.

Data: 21 a 23 de dezembro de 2010
Hora: 9h às 18h
Local: Mart Center
Endereço: Rua Chico Pontes, 1730 – Vila Guilherme, São Paulo