O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

MP 759 se contrapõe aos compromissos firmados pelo Brasil na ONU

mp759 Direito à Cidade
Direito à Cidade, Reforma Urbana
17 de abril de 2017

De acordo com especialista do Instituto Pólis em entrevista à Revista Projeto, a medida fragmenta a política fundiária

No fim do ano passado, o governo ilegítimo de Michel Temer apresentou ao Congresso Nacional a Medida Provisória 759, que altera dispositivos acerca da regularização fundiária e urbana brasileira. Para Nelson Saule Júnior, coordenador da área de Direito à Cidade do Instituto Pólis, em entrevista concedida à Revista Projeto, a medida representa um retrocesso aos direitos relacionados à urbanização.

Esse retrocesso vem num contexto em que o tema de Direito à Cidade acaba de ser incorporado na Nova Agenda Urbana Mundial após superar resistências de grandes potências econômicas, como Estados Unidos, China, Japão, Canadá, União Europeia e Rússia, que têm grande força dentro das Nações Unidas.

Para Nelson Saule, a MP não leva em consideração o processo de urbanização pelo qual as ocupações urbanas passaram e que as definiram. “É como se a urbanização não fizesse parte da política fundiária”, afirmou.

A entrevista aborda o processo de negociação da Nova Agenda Urbana na Habitat III, o conceito de direito à cidade e questões relacionadas à sua implantação.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra, publicada na edição n. 436, mar/abr 17 da Revista Projeto

Anterior / Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>