notícias

NOTA PÚBLICA: EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO DIREITO À CIDADE

12/05/2016

EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO DIREITO À CIDADE

O Instituto Pólis vem a público expressar seu compromisso com a democracia, com os movimentos sociais e as lutas pelas conquistas de direitos sociais e políticos no Brasil, que resultaram na consagração destes direitos na Constituição de 1988 e na sua implementação progressiva na última década em áreas como educação, saúde, mobilidade, moradia, assistência social, cultura entre outras.

Expressamos também nosso compromisso com a luta contra a desigualdade e os fundamentalismos e discriminações de toda ordem que hoje penalizam as mulheres, os negros, a população LGBT, os povos indígenas, os quilombolas, os jovens, e, de uma maneira geral, as populações em situação de vulnerabilidade social.

Repudiamos o Golpe que usurpa o mandato legítimo da Presidente da República, eleita com 54 milhões de votos, rasga nossa Constituição e declara que os direitos sociais, previdenciários e trabalhistas inscritos na Constituição não cabem no orçamento nacional.

Vivemos hoje em um estado de exceção onde os interesses das elites, especialmente das elites financeiras, sacrificarão direitos para aumentar seus ganhos. Combatemos veementemente todas as formas de repressão e de criminalização aos movimentos sociais na tentativa de calar a voz da cidadania.

Tendo como foco a defesa da democracia, da participação, e a atuação no espaço urbano visando assegurar para todos e todas o DIREITO À CIDADE, continuaremos mobilizados com as redes, fóruns, movimentos e organizações sociais na resistência aos golpistas e pela construção de um pais soberano, justo e democrático, capaz de oferecer melhores condições de vida e trabalho para todos e para as futuras gerações.

São Paulo, 12 de maio de 2016