notícias

O Brasil, os Brics e a Participação Cidadã

07/12/2012

 

No dia 27 de novembro de 2012, foi realizado o seminário O Brasil, os Brics e a Participação Cidadã, no escritório da Presidência da República em São Paulo. O evento foi organizado pela parceria da rede LogoLink, coordenada pelo Instituto Pólis, FIM- Fórum Internacional pela Governança Democrática Mundial (Forum for Democractic Global Governance), com apoio da Fundação Friedrich Ebert. Contou com a participação de cerca de 40 membros de organizações que tratam sobre participação no âmbito internacional, como INESC, Abong, Conectas, representantes de sindicatos, e também acadêmicos que estudam o tema, como os pesquisadores do BRICS Policy Center-PUC RJ.

Participaram do painel a embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, responsável no Ministério de Relações Exteriores pelo tema BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), e o embaixador Guilherme Patriota, da Assessoria Especial Internacional da Presidência da República.

Os palestrantes discorreram sobre a política internacional brasileira nos últimos anos, e sobre o contexto atual em que o Brasil se tornou um ator importante e atuante no cenário internacional. Destacaram a relevância do país estar desenvolvendo ações com países do Sul Global. Lembraram que ainda é muito novo o grupo BRICS, e que há muitos desafios em coordenar ações conjuntas nos 5 países, como, por exemplo, a implementação do Banco dos BRICS, embora, em geral, concordem com a importância de proporem juntos uma nova governança global.

Ressaltaram também que a participação da sociedade civil deve ser incentivada. Os embaixadores abriram espaço para discutir formas futuras de engajamento da sociedade civil dos países dos BRICS. Esta foi uma das principais demandas dos participantes, que alegaram não existir espaços formais de participação dentro deste grupo de países.

O Brasil sediará em 2014 o encontro anual dos BRICS. Do encontro em São Paulo, ficou a esperança de que até lá os espaços de participação oficiais para a sociedade civil estejam efetivamente abertos, e que esta nova governança global inclua cidadãos e cidadãs.

Para mais informações, escreva para julia@polis.org.br.