notícias

O impacto dos investimentos do pré-sal na região metropolitana de Santos é tema de fórum

10/05/2013

De Santos

No dia 30 de abril, Santos, no litoral paulista, foi palco do 38º Fórum de debate Brasilianas.Org. Desta vez com o tema foi o “Planejamento da região metropolitana de Santos com investimentos do pré-sal”.

Com a apresentação do economista Luis Nassif, e com a participação de Ubirajara Sampaio de Campos, subsecretário da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, de Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, e também da diretora do Núcleo de Energia da FGV, Goret Pereira Paulo e de Sérgio Aquino, da consultoria SPA.

As mesas de debate trataram da importância estratégica do desenvolvimento da região metropolitana da Baixada Santista para o desenvolvimento local e nacional e do papel do pré-sal na organização, indução e crescimento do emprego, zonas industriais e de infraestrutura de transporte, entre outros.

O secretário Sampaio de Campos apresentou a estruturação do governo estadual para acompanhar este crescimento e desenvolvimento da cadeia de Petróleo e Gás na região da Baixada Santista e apontou a falta de coordenação com outros níveis governamentais e a busca por uma articulação com a cadeia produtiva que investirá na região por conta do pré-sal.

Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, destacou dados sobre a cidade e como ela está enxergando seu desenvolvimento dentro deste contexto de desenvolvimento regional. Tratou da questão de transporte e mobilidade com a criação de novos meios, com destaque para o VLT e para o túnel Santos-Guarujá. O plano de crescimento da área urbanizada de Santos aponta para a região do continente, área que ainda não tem ocupação, informou Barbosa. O prefeito também destacou a questão da qualificação profissional dos moradores e também a necessidade de parcerias regionais para atender aos desafios da região metropolitana.

A Diretora da FGV, Goret Pereira Paulo, destacou a questão dos contratos e marcos regulatórios do pré-sal e sua relação com o planejamento regional, tratando da questão das garantias destes projetos de investimento na infra-estrutura.

Já o Consultor da SPA, Sergio Aquino, tratou especificamente da questão do Porto de Santos, suas possibilidades de expansão, suas deficiências e carências, mas também dos desafios do planejamento do Porto e sua vitalidade para atender de maneira organizada as demandas metropolitanas da Baixada Santista. Pensar na modernização do Porto passa também por planejar integradamente as cargas, os meios de transporte e vias multimodais.

O evento terminou com uma fala do economista e organizador do evento Luis Nassif sobre este momento de grandes mudanças pelo qual passa o país. Para ele, o centro do debate atual passa pela consolidação das regiões metropolitanas como definidoras das políticas industriais, de comércio e de políticas sociais locais que possam atender de maneira sustentável também os desafios nacionais do Brasil.
Diogo Soares, integrante da Equipe de Comunicação do Projeto