notícias

Organizações discutem agenda da reforma do sistema político

01/12/2016

Encontro da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política propõe novas reflexões e formas de incidência no debate público

Nos dias 23 e 24 de novembro aconteceu no Instituto Pólis o encontro promovido pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, que teve como objetivo de discutir os rumos da Plataforma frente à nova conjuntura política do país.

Diversas organizações estiveram presentes no debate. Além do Pólis, que foi sede do evento, estavam presentes representantes da Abong, Ação Educativa, Intervozes, JusDH, Inesc, FASE, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Levante Popular da Juventude, Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE), Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) e SOS Corpo, ambas integrantes da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), entre outras.

“O encontro deu maior organicidade à Plataforma e selou o compromisso coletivo de revisitar os conteúdos dos cinco eixos da Plataforma de modo a aprimorá-los e ajustá-los aos desafios da conjuntura” conta Anna Luiza Salles Souto, coordenadora de Participação e Juventudes do Instituto Pólis.

Foram discutidas também possíveis estratégias para a Plataforma atingir um público maior, ou seja, outros segmentos ainda não sensibilizados sobre a importância de uma reforma que englobe o sistema político como um todo. O evento ocorreu juntamente num momento em que o Congresso discute a pauta de uma Reforma Política centrada unicamente no sistema eleitoral.

Sobre a Plataforma:

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político foi constituída em 2004 pelas organizações e movimentos que participaram do seminário  “Os sentidos da democracia e da participação”, que tinha como objetivo fazer um balanço das experiências participativas e as conquistas até então alcançadas, no contexto de início do governo Lula e a abertura de novos canais de participação no nível federal.

Ela foi estruturada com a proposta de incidir em 5 grandes eixos:

– Fortalecimento da democracia direta
– Fortalecimento da democracia participativa/deliberativa
– Aperfeiçoamento da democracia representativa
– Democratização da informação e da comunicação
– Democratização e  transparência do Poder Judiciário

Saiba mais em www.reformapolitica.org.br