O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Periferia em Movimento e Blog Mural dão formação em jornalismo comunitário para jovens monitores/as

Participação Cidadã, Cidadania Cultural, Juventudes, Cineclube e Mídias, Formação, Convivência e Paz
16 de abril de 2015

Iniciando o eixo de Juventudes e Direito à Comunicação, o Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC) desenvolvido pelo Instituto Pólis recebeu no dia 16 de março Thiago Borges, um dos criadores do site Periferia em Movimento, e Marina Lopes, correspondente do Blog Mural na Folha de S. Paulo.

De manhã os/as jovens participaram de uma oficina de Introdução à Comunicação e Democratização da Mídia com o jornalista e assessor de comunicação do PJMC no Pólis, Leandro Fonseca. Os/as participantes também aprenderam como elaborar uma matéria ou reportagem a partir de técnicas de redação jornalística.

No período da tarde foi realizada uma roda de conversa sobre jornalismo comunitário, onde foi dada continuidade às discussões sobre democratização da mídia, direito à comunicação e mídias alternativas.

Para Marina, o jornalismo ainda possui um limite geográfico para dizer o que merece ou não ser noticiado. Recorte, esse, que muitas vezes foca o centro da cidade. Além disso, acredita na existência de estereótipos quando se fala de periferia. “Muitas notícias sobre periferia falam sobre violência e crime, propagando uma visão estereotipada de que ela é um lugar cheio de problemas. Nós, moradores de periferia, temos problemas, mas também temos coisas boas que não são faladas”.

Também foram discutidas questões referentes à liberdade de expressão. Segundo Thiago, o direito de se comunicar implica em responsabilidades. “Hoje, todos possuem acesso às mídias sociais, mas isso não significa que não existam responsabilidades sobre o que está sendo publicado”.

Após a roda de conversa as/os jovens foram divididos em grupos por região de atuação (zonas norte, sul, leste, oeste e centro). Thiago Borges, Marina Lopes e Leandro Fonseca auxiliaram os grupos a produzirem pautas relacionadas ao território e aos equipamentos onde estão inseridos. No decorrer do programa as pautas serão desenvolvidas e delas serão produzidas matérias e reportagens.

01012000-IMG_0905

Periferia em Movimento e Blog Mural

Criado em 2009 juntamente às jornalistas Aline Rodrigues da Silva e Sueli Carneiro, o Periferia em Movimento surgiu na época em que Thiago cursava jornalismo. O site não só divulga ações sociais e culturais das periferias, como também produz reportagens e entrevistas.

“A nossa luta é por mais espaço para as pautas das periferias na grande imprensa. Que existam mais veículos de comunicação nas periferias e que tenham mais moradores de periferias contando suas próprias histórias”, comenta Thiago.

Já o Blog Mural foi idealizado por Bruno Garcez em 2010 e é fruto de uma parceria do jornal Folha de S. Paulo com a International Center for Journalists (ICFJ) e surgiu como um projeto multimídia focado na formação e treinamento de correspondentes comunitários. Desde 2010 é hospedado no site da Folha.

De acordo com Marina, o principal foco do Mural é a cobertura local. “Acreditamos que faz toda a diferença ter o conhecimento do território, não só no jornalismo, mas em tudo. Pensando na atuação dos monitores culturais, é muito importante existir uma relação com a comunidade”.

Fotos: Carlos G.off/JMC

Anterior / Próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *