notícias

Pólis publica Plataforma de Ações sobre Mudanças Climáticas em Áreas Urbanas

09/12/2010

O Instituto Pólis publica a Plataforma resultante do Seminário Mudança Climática em Áreas Urbanas: vulnerabilidades, impactos e adaptação realizado nos dias 23 e 24 de novembro com o apoio da Oxfam GB. O documento estava entre as referências para os representantes da Oxfam que atuaram na Cop-16 em Cancún, que termina hoje.

A plataforma, que está disponível na íntegra para download, está dividida em três partes incluindo a apresentação: i. Breve contextualização da adaptação à mudança climática no meio urbano; ii. Identificação dos principais problemas e desafios a serem enfrentados – alguns elementos para as cidades se adaptarem à mudança climática. A identificação dos problemas e os desafios foram tratados em sete blocos: marco regulatório, água, resíduos sólidos, saúde, habitação e urbanismo, prevenção e resposta a eventos extremos, e comunicação e educação. O anexo apresenta a programação completa do Seminário.

O objetivo do encontro foi debater com atores plurais os impactos da mudança climática sobre o urbano e as necessárias adaptações e prevenções, de forma a produzir subsídios que contribuam para a formulação de políticas públicas e de ações que contribuam para o enfrentamento da situação.