notícias

Pontão de Convivência e Cultura de Paz inicia seu terceiro ano de atividades

03/08/2012

O Pontão Pólis de Convivência e Cultura de Paz entra no seu terceiro ano de atividades. O projeto que existe desde 2008 atua como pólo formulador e irradiador de criação e de compartilhamento de conhecimentos, práticas e políticas públicas de convivência e Cultura de Paz, visando a convivência plural entre diferentes culturas, incentivando a compreensão do outro e de si mesmo.

 

AS AÇÕES ESPECÍFICAS DESTE ANO SÃO:

– Organizar atividades que potencializam a troca de experiências e articulação de convivência e paz entre os Pontos de Cultura;

– Participar do Plano Nacional de Cultura;

– Realizar sessões de diálogo;

– Realizar Auscultas em eventos nacionais e internacionais.

– Fortalecer o Programa Cultura Viva no Brasil e na América Latina

 

A principal metodologia do projeto são as Auscultas Socioculturais. A artemetodologia das Auscultas propõe uma experiência participativa, que busca identificar os principais desafios de grupos jovens dos Pontos de Cultura, mapeando os conflitos existentes bem como formas e espaços de resolução.

A Cultura de Paz não é entendida pelo projeto como a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos são ações compreendidas pelo projeto como Cultura de Paz e Convivência.

O Pontão participa de importantes ações e eventos no Brasil como a Campanha Continental pela Cultura Viva (saiba mais), Fórum Social Mundial, TEIA, Rio + 20, Conferência Nacional, Estadual e Municipal de Cultura, Conferência Nacional de Juventude, Encontro Ibero Americano de Cultura, Rede Ações pela Paz, entre outros.

Segundo Hamilton Faria, poeta e coordenador geral do projeto, “Este é o terceiro ano de convênio com o MinC, Programa Cultura Viva. Mas desde 2008 estamos envolvidos neste projeto do Pontão de Convivência e Cultura de Paz. No ano passado construimos junto com o Centro Cultural da Espanha o Encontro Internacional Cultura de Paz, Políticas Públicas e Desenvolvimento Cultural, buscando aproximar a experiência da Cultura de Paz das redes culturais e das polítcicas públicas. Neste período de quase um ano e meio, em que o Ministério não disponibilizou os recursos estabelecidos para o terceiro ano, continuamos nossas atividades com o apoio de colaboradores voluntários, que acreditam que a Cultura de Paz não é apenas um tema ou conjunto de valores, mas modos de vida e paradigmas de um outro processo civilizatório. Agradecemos a todos os voluntários e aqueles que apostaram neste projeto. Esperamos que o Programa Cultura Viva seja definitivamente incorporado nas políticas públicas do Brasil, de forma permanente, e com maior atenção por parte do Estado “.

 

Para saber mais e acompanhar as ações do Pontão acesse: http://convivenciaepaz.org.br/