notícias

Pontão Pólis abre série de oficinas na TEIA PAULISTA 2013; o evento reuniu Pontos de Cultura de várias cidades

09/08/2013
O Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Pólis abriu uma série de oficinas na programação da Teia Paulista 2013 – Cultura Sempre Viva. Com a participação de representantes de Pontos de Cultura do interior paulista, o encontro teve como tema “Interculturalidade e Cultura de Paz nos Territórios – Conviver em Paz nas Cidades”.
Conduzida pelo coordenador da área de Cultura do Instituto Pólis, Hamilton Faria, e pela arte-educadora Martha Lemos, os participantes foram convidados a refletir sobre o que é conviver e a possibilidade de se criar relações de convivências que rompam com os modelos de violência e embrutecimento do indivíduo.
Tendo como ponto de partida a frase de Mahatma Gandhi, “não quero que a minha casa seja construída com muros de todos os lados e que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível”, o grupo foi conduzido ao caminho da reflexão sobre a cultura de paz, sua relação com a diversidade e os trabalhos realizados pelos Pontos de Cultura.
Para Faria, “afirmar a diversidade não é tudo, devemos encontrar mecanismos que garantam as relações que respeitem a diversidade. Ainda estamos na pré-história da cultura de paz”.
O assistente social e articulador cultural Rogério Godoi (Pariquera- Açu) destacou que o desafio da convivência em paz é “conviver onde não há paz, escutar e respeitar o outro em situação de abandono e violência social”.
Ana Carolina da Silva, de Ribeirão Preto, observou que “conviver é aprender com o outro. A intolerância não me permite aprender e me enriquecer com o outro”.
Hamilton Faria lembrou que a convivência, a interculturalidade e a construção de relações estabelecidas nos princípios da cultura de paz extrapolam os modelos das relações domésticas, institucionais e econômicas. “O diálogo é com uma comunidade: com a inteligência das vidas. Deixamos de ser antropocêntricos para compreender a teia da vida, o biocentrismo da existência”.
Sobre a Teia Paulista
A Teia é um grande encontro que reune a diversidade cultural do Estado de São Paulo, com a participação de aproximadamente 700 Pontos de Cultura conveniados com as Redes do MinC, a Rede Estadual e as Redes Municipais.
Para mais informações sobre a TEIA, acesse o site http://teiapaulista.net.br.