notícias

Pontão Pólis e Tá na Rua promovem evento de ocupação cultural em espaço público

27/06/2011

O evento Apropriarte – Conviver em Paz nas Cidades tem por objetivo apropriar-se do espaço público com arte. A ação busca o diálogo com a população local com base na artemetodologia criada pelo Pontão, apoiada nos princípios da cultura de paz e não violência.

A iniciativa foi uma parceira entre o Pontão de Convivência e Cultura da Paz do Instituto Pólis (SP) e Tá na Rua RJ, com apoio para a rádio web do Pontão Nina Griô (Campinas SP),além da participação colaborativa de artistas e grupos culturais conveniados ou não aos Pontos de Cultura.

A primeira ação foi dia 25/06 no Largo do Curvelo, em Santa Teresa. O evento foi transmitido pela Internet em tempo real. Uma experiência de comunicação colaborativa, baseada no diálogo entre as redes e as ruas, novas tecnologias e manifestação pública.

O evento teve dificuldades dada a sua não autorização pela Policia Militar e pela Prefeitura. Segundo Hamilton Faria, coordenador do Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis, “através do diálogo e do bom senso, o evento aconteceu sem traumas, com encantamento e envolvimento de grupos representativos da cultura carioca”.

“Dialogar fora dos ‘templos’ da cultura é uma proposta forte para o desenvolvimento cultural e a criação de lugares poeticamente habitáveis. Pretendemos ampliar estas atividades para praças, logradouros, ruas, que devem ser verdadeiros reinos da comunidade”, afirmou Faria.

A ocupação cultural dos espaços públicos foi o tema central de diálogo no evento. O Bairro de Santa Teresa vive hoje uma polêmica em torno deste tema: A recente proibição do Festival Santa Música pelo Ministério Público, a partir de uma ação organizada de moradores insatisfeitos com a realização do evento, acelerou o debate e colocou na ordem do dia questões como liberdade de expressão, direitos individuais e coletivos, convivência, civilidade e cidadania.

Participaram a banda OsKaraVeyo, o coletivo de discotecagem Vinil é Arte, e também homenagens especiais, números musicais, narrativas, histórias e escuta popular.