notícias

Projeto Novos Paradigmas lança livro com experiências de desenvolvimento local

01/12/2010

Uma coletânea de onze experiências de “Novos Paradigmas de Produção e Consumo”, projeto coordenado pelo Pólis, será lançada hoje durante o evento da 9ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, que acontece no Rio de Janeiro de 1 a 3 de dezembro. A versão digital do livro está disponível para download aqui.

O Instituto Pólis, parceiro do encontro, participará de três mesas para discutir o tema dos novos paradigmas de desenvolvimento. A programação completa do evento pode ser consultada na página  do evento.

Para o economista do Pólis e coordenador da pesquisa, Leandro Morais, a análise das experiências consolidou uma forma inovadora de olhar o desenvolvimento local que incorpora os circuitos curtos de produção e consumo como ferramenta analítica para fenômenos reais que vêm ocorrendo no espaço e contexto das experiências analisadas pela pesquisa. “A noção de circuitos curtos não se refere apenas ao encurtamento das distâncias físicas, mas também a processos de desintermediação financeira e comercial, eliminando atravessadores, de promoção da utilização de mão de obra local e de construção de tecnologias sociais para fixar a população no território”, afirma.

Esta ferramenta de análise será o ponto de partida das discussões realizadas no encontro e que devem resultar na elaboração e publicação de uma Plataforma de Politicas Públicas. Diversos temas serão estruturantes para a elaboração do documento: financiamento e marcos regulatórios e jurídicos, o fomento às redes de colaboração, ao consumo sustentável e ao comércio justo e solidário entre outros.

A pesquisa conta com o financiamento da Oxfam Novib, agência de cooperação internacional holandesa, além do apoio de parceiros institucionais, como o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária), a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).