notícias

Projetos Pólis: Conheça o Observatório Litoral Sustentável

15/10/2015

de Comunicação Pólis

O Observatório Litoral Sustentável é a continuação de um projeto que nasceu em 2011, a partir de uma proposta do Instituto Pólis à Petrobras, em um contexto de grandes transformações no litoral paulista: processos desordenados de urbanização, ampliação dos portos, construção de rodovias e início da exploração do pré-sal. O projeto atua nos municípios de de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

O objetivo do Observatório é estimular o desenvolvimento regional sustentável a partir de processos participativos. O projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, fase anterior do Observatório, realizou diagnósticos urbanos socioambientais e elaborou agendas de desenvolvimento sustentável para cada município da Baixada Santista e Litoral Norte, além de uma agenda regional contemplando ambas regiões do litoral paulista. Agendas, essas, que integram todas as áreas de atuação do Instituto: planejamento urbano, participação social, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.

A proposta visa contribuir para o planejamento integrado de políticas públicas e para a avaliação dos impactos socioambientais dos grandes projetos econômicos em andamento ou já realizados no litoral paulista. Hoje, com as agendas elaboradas, o projeto procura mobilizar os agentes para ocuparem espaços de articulação, acompanha as ações elencadas na fase anterior e dissemina informações referentes às regiões em meios digitais.

O projeto é sustentado por três pilares: o primeiro visa articular e promover uma integração regional entre sociedade civil, Poderes Públicos e setor privado do litoral de São Paulo; o segundo pretende realizar o monitoramento sistemático e contínuo da execução das ações das agendas; e, por fim, o terceiro propõe produção de materiais e oficinas para capacitar os atores políticos para a execução das metodologias criadas no processo do Observatório.

O Observatório criou, com participação da sociedade civil e gestores públicos durante os eventos de lançamento do projeto, quatro Câmaras Temáticas, são elas:

As Câmaras Temáticas são as principais formas de atuação do Observatório no território, de forma que os encaminhamentos são sempre discutidos em conjunto com os integrantes de cada Câmara.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como a sociedade civil e outros atores podem acompanhar o desenvolvimento das ações elencadas nas agendas de desenvolvimento sustentável:

Conheça as Agendas de Desenvolvimento Sustentável, construídas de forma participativas durante o projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social e saiba quais são as ações propostas pelo projeto http://litoralsustentavel.org.br/agenda/

A partir dessa breve introdução, o site do Instituto Pólis passará a divulgar mensalmente conteúdo e notícias do Observatório Litoral Sustentável.

Saiba mais sobre o projeto em www.litoralsustentavel.org.br.