notícias

Publicação O Estado das Cidades no Brasil avalia as condições dos domicílios brasileiros

21/02/2013

O Relatório o Estado das Cidades no Brasil foi produzido por um coletivo de  instituições, organizações e especialistas visando contribuir para a compreensão da evolução  das condições de urbanização  da primeira década do Século XXI no Brasil,   com subsídios e recomendações para os entes da federação e o conjunto de segmentos da sociedade  envolvidos na temática urbana.

 

O tema central do estudo são as condições dos domicílios nos municípios brasileiros. O pressuposto inicial deste Relatório foi apresentar um quadro da totalidade dos municípios brasileiros, considerando a sua extrema diversidade e heterogeneidade. Em seguida, mapeiam-se as condições dos domicílios, as relações existentes entre as diversas formas apresentação, de produção e apropriação das riquezas no âmbito municipal, as fontes de financiamento do desenvolvimento urbano e infraestrutura e os instrumentos de gestão do desenvolvimento urbano presentes nos municípios, incluindo os avanços e as potencialidades de uma gestão democrática e participativa e de novos arranjos federativos.
Nelson Saule Júnior, diretor do |nstituto Pólis, declara: “A nossa expectativa é que o Relatório seja considerado uma referência para os processos  em andamento nas esferas nacional, regional, estadual, metropolitano e municipal  para a implementação de uma política de desenvolvimento urbano voltada à construção de cidades justas democráticas e sustentáveis . Podemos destacar os processos da Conferência Nacional das Cidades que tem como pauta uma Agenda para a promoção da Reforma Urbana e construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano  do aprimoramento das relações federativas e da formas de governança e gestão democrática das cidades, e os processos nos Municípios para a implementação da política urbana nos termos do Estatuto da Cidade”.
O Relatório partiu da iniciativa de um conjunto de atores que constituem a coordenação geral do projeto, composta pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal (CAIXA), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Aliança das Cidades – além do Escritório Regional para América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que desenvolve o Relatório do Estado das Cidades da América Latina e Caribe.
A coordenação executiva ficou a cargo do Instituto Pólis.

Confira aqui a publicação em Português Relatório O Estados das Cidades no Brasil: Relatório 2000-2009

Confira aqui a publicação em Inglês The State Of The Cities In Brazil : the 2000-2009 Report