notícias

Publicação sintetiza trajetória do Observatório Litoral Sustentável

11/01/2017

Faça o download gratuito da publicação Diálogo e Participação: a experiência do Observatório Litoral Sustentável

Nas últimas décadas, o litoral paulista sofreu grandes transformações em decorrência de processos de urbanização e grandes empreendimentos de diversos setores, como imobiliários, de petróleo e gás entre outros. Muitas delas impactaram significativamente o cotidiano e modo de vida das populações tradicionais, por exemplo. Nesse sentido, o Observatório Litoral Sustentável, projeto do Instituto Pólis, trabalhou desde 2011, em parceria com a Petrobrás, com o objetivo de trazer à sociedade civil para o controle de tais transformações.

A publicação Diálogo e Participação: a experiência do Observatório Litoral Sustentável traz uma síntese do trabalho desenvolvido pelo projeto. Apresenta resumidamente o Projeto Litoral Sustentável, ponto de partida dessa atuação, e enfatiza as atividades do Observatório Litoral Sustentável e de cada uma de suas instâncias de participação, realizadas entre 2015 e 2016.

Por meio dessas instâncias, produziu extensa sistematização de conhecimentos sobre os temas relativos aos grandes empreendimentos no Litoral Paulista, ao turismo sustentável e de base comunitária, à regularização fundiária, aos direitos dos povos e comunidades tradicionais e à segurança alimentar e nutricional.

A publicação está dividida em quatro partes. A primeira trata da criação do Observatório e suas implicações, como a Agenda de Desenvolvimento Sustentável. Já na segunda, o leitor encontra informações sobre as instâncias participativas do projeto, ou seja, as câmaras temáticas. Na terceira parte, estão as contribuições do Observatório, como a série de cadernos temáticos. Por fim, estão colocados os desafios enfrentados pelo projeto durante esses seis anos.

Clique aqui para fazer o download gratuito

A publicação está disponível também em inglês.

Confira abaixo outras produções do projeto e faça download gratuitamente:

Regularização Fundiária na Costa Brasileira

Povos e Comunidades Tradicionais em Territórios Protegidos

Sistemas Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional: estágio de implantação nos municípios da Baixada Santista

Boas compras da agricultura familiar: guia para inclusão de produtos da agricultura familiar nas compras públicas

Os Royalties são nossos

Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos Urbanos

Royalties: Recursos para Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável