notícias

Redes de cultura da América Latina realizam encontro na Colômbia

20/10/2010

 

Entre os dias 13 e 16 de outubro, diversas redes internacionais se reuniram em Medellin no Encontro de Redes da América Latina: Plataforma Puente – 100 organizações socioculturais. O lançamento da plataforma tem o objetivo de lançar uma campanha para fortalecer as redes e promover um orçamento público mínimo para o desenvolvimento cultural.

“O encontro serviu para criar uma ponte entre as diversas redes, no sentido de fortalecer as dinâmicas territoriais locais e comunitárias”, afirma o poeta e coordenador de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis, Hamilton Faria.

De acordo com Faria, a Plataforma Puente também busca promover uma posição comum que é a de reivindicar dos governos que invistam 1% dos orçamentos nacionais em projetos sob a forma de pontos de cultura.

Entre as redes participantes do encontro destacam-se a Rede Mundial de Artistas, a Red Latinoamericana de arte para la Transformación Social, Articulación Latinoamericana Cultura y Política, Rede Brasileira de Arte Educadores entre outras.

Paralelamente ao encontro Faria também participou em Medellin da oficina “Interações, Alternativas e Relações de Educação Popular, Cultura de Paz e Pedagogia da Arte na Escola”. O evento foi realizado no bairro Guadalupe, e foi uma oportunidade de aproximar os projetos comunitários com jovens das temáticas de cultura de paz e de arte.