notícias

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Deu Horta na Telha do Revelando São Paulo

04/10/2013

Há 20 anos, no Estado de São Paulo, a maioria das pessoas tinha quintais para fazer horta. Com o crescimento populacional das metrópoles, esses espaços foram sumindo gradativamente. O “Deu Horta na Telha” veio para criar novas possibilidades de utilizar espaços que antes estavam esquecidos, sendo um projeto que desenvolve tecnologias para a agricultura urbana.

Com questões voltadas também para o meio ambiente, o Revelando São Paulo deste ano, que aconteceu de 13 a 22 de setembro, o projeto foi um dos destaques da programação.

A ideia do Deu Horta na Telha é que é possível criar hortas em áreas que convencionalmente não dá para produzir, como telhados, lajes, locais cimentados, sacadas de apartamentos, paredes, sapateiras, o único pré-requisito para ter uma horta em casa é que no local bata quatro horas de sol por dia.

Vale destacar que a adubação é a mesma de uma horta no chão. O diferencial é o sistema de drenagem, onde são colocadas pedras no fundo e uma manta de drenagem que isola a pedra da terra, fazendo com que o excesso de água saia pelos pontos de captação. Além disso, pode-se coletar a água drenada e reutilizar no processo.

 

Sobre o Revelando São Paulo

Com a proposta de difundir a diversidade da cultura tradicional do Estado, o Revelando São Paulo, há 16 anos, estimula paulistas do interior e da capital a conhecer sua própria história, contada por meio de suas tradições.

Nesta grande festa popular, a pluralidade da mesa paulista, assim como o artesanato, a música, o folclore e as danças tradicionais de várias regiões reúnem-se no mesmo espaço, em uma grande celebração multicultural que envolve 200 municípios.

A primeira edição do evento, realizada em 1997 no parque do Ibirapuera contou com a participação de 70 municípios. Em 1998, o Revelando São Paulo passou a ser realizado no Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, até 2009. Desde 2010, o evento acontece na Vila Guilherme, zona norte da cidade.

 

Fonte: Revelando São Paulo