O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Seminário Desperdício Zero, Sequestro de Carbono e Clima

Seminário Desperdício Zero, Sequestro de Carbono e Clima
Resíduos Sólidos, Inclusão e Sustentabilidade
14 de janeiro de 2019

Aliança Resíduo Zero Brasil recebe Kevin Drew, Coordenador Sênior do Programa de Resíduos Zero Residencial da Prefeitura de São Francisco, Califórnia, apresentará uma atualização sobre as recentes declarações da cidade de São Francisco, feitas no Global Climate Action Summit (GCAS), evento realizado em setembro de 2018. As declarações versam sobre a urgência de reduções drásticas de resíduos em aterros sanitários (50% até 2030), assim como redução do consumo/geração (redução de 15% até e 2030, tendo 2015 como referência). Essas metas foram adotadas por 15 cidades globais e estão sendo ativamente promovidas pela rede C40 para muitas outras cidades do mundo.

Além disso, São Francisco estará perseguindo metas ousadas de sequestro de carbono no solo, incentivando práticas agrícolas regenerativas que promova um sistema econômico circular local para os resíduos orgânicos. Este novo programa, baseado nos processos naturais da fotossíntese e do Ciclo do Carbono, é chamado de “Campo-Mesa-Campo” (Farm to Table to Farm) e baseia-se nos 20 anos de experiência da cidade coletando, processando orgânicos e produzindo e fornecendo adubo para vinhedos locais e regionais, pomares, fazendas orgânicas no norte da Califórnia.

Drew também discutirá o potencial de todas as cidades usarem o sistema de coleta seletiva de matéria orgânica para reduzir efetivamente sua pegada de carbono, capturando CO2 da atmosfera e assim atingir às metas de neutralidade de carbono. Isso contribui diretamente para o esforço global de redução do carbono atmosférico até níveis seguros antes de 2050. Esse esforço criará alimentos saudáveis e fibras abundantes para alimentar, vestir e abastecer a população mundial, bem como gerar empregos verdes, solos dinâmicos e terras úmidas capazes de reter mais água doce e equilibrar as inundações.

Participarão como debatedores Tasso Azevedo, Observatório do Clima e Ciniro Costa Junior, do Imaflora Brasil.

QUANDO
31 de janeiro de 2019 das 14 às 18 hs

ONDE
Instituto Pólis,
Rua Araújo, 124. República – SP
(próximo ao Metro República)

INSCRIÇÕES GRATUITAS PELO E-MAIL
estagiocdi@polis.org.br

*haverá tradução consecutiva

Anterior / Próximo