notícias

Sociedade civil se organiza para debater o Plano Nacional de Cultura

04/10/2011

Aprovado em 2010, o Plano Nacional de Cultura apresenta um conjunto de objetivos, diretrizes e estratégias do Ministério da Cultura para os próximos dez anos.

As metas do Plano Nacional de Cultura foram abertas à consulta pública até o dia 20 de outubro, pelo portal www.cultura.gov.br,  com o objetivo de oferecer à sociedade a oportunidade de participar e contribuir para o processo de construção das metas.

Hamilton faria, coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis participou do primeiro Seminário-Metas do Plano Nacional de Culturarealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Representação Regional de São Paulo, dia 27, na sede da Funarte, em São Paulo.

Dia 21 a 23 de setembro aconteceu o Seminário Internacional de Políticas Culturais, cujo tema foi; Desafios: os campos da formação em gestão cultural e da produção de informações.

O evento, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa em parceria do Itaú Cultural, faz parte do objetivo do Plano Nacional de Cultura de reunir pesquisadores de vários países (Brasil, Venezuela, México, Argentina).

O seminário contou com a exposição de trabalhos relacionados aos estudos de políticas culturais, incluindo Programa Cultura Viva, pontos de cultura, o papel das artes no campo das políticas públicas.

Mac Gregor, abriu o Seminário com a conferência “La gestión cultural para la paz en México”. A artista plástica e especialista em políticas culturais Ana do Val apresentou a pesquisa, realizada pelas equipes do Instituto Pólis e Sesc/Santo Amaro, Percursos metodológicos de um mapeamento sociocultural da zona sul de SP.

Esteve presente também no seminário, Valmir de Souza, técnico do Instituto Pólis. “Este seminário apresentou uma diversidade de abordagens e perspectivas surpreendentes. As pesquisas apontam um forte dinamismo das práticas culturais da sociedade e dos projetos de governo”, afirmou Souza. “A grande presença de jovens pesquisadores também foi um destaque no seminário”.