notícias

TEDx de Joan Marc Simon, da rede GAIA, sobre o Desperdício Zero

26/04/2013

“Lixo é um sinal do nosso tempo. Me mostre o lixo que você produz, e eu te direi se você vive sozinho,  se você tem filhos,  o que você comeu ontem no jantar, quais são seus hobbies secretos e até mesmo a sua conta no banco. Lixo é muito mais do que a gente imagina, conta muito sobre como vivemos e quem somos”, diz Joan Marc Simon, da Aliança Global GAIA, durante palestra para o TEDxLoodusele.

Para ele, o lixo é feio,  é um erro, uma ineficiência de um sistema. Ele explica que o lixo é criado quando misturamos as coisas, o papel, a matéria orgânica,  o vidro, a pilha, etc. “Se [os resíduos] estão separados, temos plástico, vidro, baterias, material, orgânico… e tudo isso pode ser reciclado, recomposto. Ou seja, cerca de 70% do trabalho podemos fazer em casa. Os outros 30% são responsabilidade da indústria”, diz Simon.

Para ele, o “Desperdício Zero” é uma filosofia, uma estratégia, uma meta e uma mensagem. “São pessoas organizadas que trabalham com companhias, organizações,  municipalidades, universidades, com as melhores mentes do mundo para se assegurarem de que esses resíduos não sejam mais desperdiçados, de que eles se tornem fonte de renda, que possam ser reciclados”, diz.

Nesse vídeo, ele menciona alguns exemplos de desperdício zero. Assista aqui.