notícias

Teia Paulista de Pontos de Cultura

29/01/2013

 

O Programa Cultura Viva é concebido como uma rede orgânica de criação e gestão cultural, mediado pelos Pontos de Cultura, sua principal ação. Em lugar de determinar (ou impor) ações e condutas locais, o programa estimula a criatividade, potencializando desejos e criando situações de encantamento social e gestão compartilhada. Essa sempre foi a premissa para a implantação e desenvolvimento do Programa Cultura Viva.

A Teia Paulista, encontro de todos os pontos de cultura do estado, será realizada dos dias 06 a 09 de junho, na cidade de São Paulo. O evento reunirá as mais diversificadas manifestações culturais e conta com a articulação da Rede dos Pontos de Cultura que compreende, atualmente, 774 pontos no estado (compreendendo Pontos, Pontões e Prêmios).

O evento tem como objetivo promover a aproximação entre os pontos de cultura de São Paulo, divulgar o trabalho destes projetos para a comunidade em geral, permitir um espaço para diálogo e construção de politicas publicas para a cultura. Haverá espaço para fórum e Mostra Artística durante o encontro. Além disso, reunirá esses diferentes grupos num processo preparatório para a Teia Brasil 2013, que será realizada no segundo semestre.

O Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis acompanha o processo de construção da Teia Paulista em 2013 por meio de representatividade e participação no GT de Produção da Teia. Para melhor organizar o trabalho de produção foi criado o GT de produção da Teia dividido em Comissões: Finanças; Comunicação; Programação e Curadoria; Articulação; Infraestrutura; Metodologia.