notícias

Veja como foi a Mesa Redonda da 31ª Semana Gandhi da Associação Palas Athena

10/10/2012

Luiz Góes trouxe vídeo diálogo com discursos Gandhi na África do sul, e a partir daí refletiu sobre a educação nos dias atuais, a ética solidária e não a ética egocêntrica.

Hamilton Faria discursou sobre meios e fins. Quem é o outro? nova visão de humanidade, de direitos, de inserção na comunidade vivente. Totalidade maior da qual fazemos parte – Carta da Terra. Também comentou sobre os índices de violência no Brasil e como prever na atualidade um paradigma da construção civilizatória na base da cultura da não violência.

Ética de um novo paradigma civilizacional – saídas gandhianas: princípios da não violência: amorosidade força de coesão das coisas, da vida planetária; invisibilidade da vida (um todo indivisível); unidade física-moral-mental-espiritual-cósmica; a economia da roça e a vida simples – roça para Gandhi ligada a cultura – atividade econômica de simplicidade, identidade e emancipação; aldeia autogovernada – tecer o próprio pano.; economia solidária e vida simples, consumo responsável, trabalho intelectual e braçal – trabalho e cultura não podem ser separados.

Legado de Gandhi – Poética da Paz – “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” – o que significou na Índia a mudança pela ação da não violência – ashram, animais, campos habitados, andarilho, sal nas mãos, visibilidade e invisibilidade, jejum e oração, suprema presença e vida simples. Visão moral da política e da vida.

Lia Diskin tratou da ética na intenção da ação.

Tempo de fragilidades e imprevisibilidades – experiência da wikielik – documentos falados e escondidos, o que veio e não veio à tona – sigilo e silêncio que acoberta covardias

Gandhi falava da verdade pulsante no dia a dia, no cotidiano, do humano entre o humano, não abstrações impossíveis de serem transmitidas, nos torna mutuamente abertos.

Outra experiência extremamente lamentável – o filme: A inocência dos mulçumanos. Discórdias, desconfianças, ressentimentos e mágoas que supuram. Unir o intelecto com as mãos – sinapses diversas e de empoderamento.- efeitos extarordinários- nos permite construir e criar.

Homenageada: Lúcia Benfatti, produtora desde a primeira Semana Gandhi pela Palas Athena.

Cada Semana Gandhi é a primeira. Aprendizado e encontro. Especial.