O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Vídeo: Marcha das Mulheres Negras de SP

Participação Cidadã, Cidadania Cultural, Direito à Cidade, Reforma Urbana, Democracia e Participação, Convivência e Paz
27 de julho de 2018

Nesta quarta-feira (25), data em que são celebrados o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra, milhares de mulheres se reuniram em São Paulo para se manifestar sob a palavra de ordem “Por nós, por todas nós e pelo Bem Viver”.

A luta das mulheres negras, latino americanas e caribenhas:

Conquistada em 1992 no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado na República Dominicana. A data é um marco internacional da luta e resistência das mulheres negras contra as opressões de gênero e o racismo.

No Brasil, além da data internacional, é também homenageada Tereza de Benguela. Tereza viveu na década de XVIII no Mato Grosso e liderou o quilombo Quariterê que, segundo documentos da época, abrigava mais de 100 pessoas incluindo negros/as e indígenas. Para saber mais sobre a trajetória de Tereza de Benguela, clique aqui.

Confira aqui o vídeo, veiculado no Brasil de Fato.

Imagem em destaque: Marcha das Mulheres Negras

 

Mulheres negras marcham em SP contra Estado genocida

Nesta quarta-feira (25), data em que são celebrados o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra, milhares de mulheres se reuniram em São Paulo para se manifestar sob a palavra de ordem "Por nós, por todas nós e pelo Bem Viver".

Publicado por Brasil de Fato em Quinta-feira, 26 de julho de 2018

Anterior / Próximo