notícias

VIRADA SUSTENTÁVEL 2014: Colóquio da Terceira Natureza

20/08/2014

Parte da Virada Sustentável 2014, o Colóquio da Terceira Natureza acontece no dia 29 de agosto e visa, antes de qualquer coisa, fomentar a construção de um diagnóstico franco da situação atual do mundo e meio ambiente, fazendo a devida reflexão sobre possíveis rumos e consequências. Neste dia, o foco será mapear algumas questões de peso, propiciando aberturas para uma discussão mais aprofundada em agendas futuras. Serão montadas mesas temáticas, abertas à participação do público, com os temas O universo Campo X Cidade, A experimentação na busca por novas possibilidades, As políticas públicas, os órgãos financiadores e reguladores e Os materiais e as técnicas de construção.

Nas últimas décadas, inúmeras bibliografias têm descrito a crise das cidades e a necessidade da ação imediata da sua produção. É necessário que se faça uma reavaliação do nosso modo de fazer cidade e nossas políticas públicas de financiamento e agenciamento das metrópoles. Precisamos avaliar de que maneira as aglomerações urbanas têm gerado novas periferias. É fundamental também atentar para os modais de mobilidade, se são coerentes e inteligentes. Sobretudo, se faz necessária a reflexão sobre o modo como se deu a migração do campo para a cidade e sobre o entendimento que se tem de campo e de cidade. É preciso, ao se transformar o território, pensar em cenários futuros e como estas categorias estarão inseridas neste panorama imaginado.

O evento será uma oportunidade de colocar frente a frente temas complexos e contraditórios, potenciais catalisadores para diálogos latentes, cruzando as expectativas da iniciativa privada, da academia, do poder público, da sociedade civil, dos órgãos financiadores e das organizações não governamentais.  A questão em pauta é a busca por uma ética sobre os direitos e os deveres do homem, de como se dão as interfaces dentro do universo da construção civil, como o espaço urbano é produzido e como ele é construído. Esta é a oportunidade para a discussão sobre maneiras coerentes dos agentes envolvidos na cadeia produtiva participarem dos processos e das tomadas de decisão de forma consciente.

Colóquio da Terceira Natureza

Quando: Dia 29 de agosto, das 9h às 19h
Onde: Auditório do SESCOOP – Rua 13 de Maio, 1376 – Bela Vista
Quanto: Grátis

FOLDER COLÓQUIO