notícias

Você já ouviu falar no conceito de Resíduo Zero?

10/05/2016

Participe da campanha da Aliança Resíduo Zero Brasil, lançada durante a formação do Programa Jovem Monitor Cultural

Você sabe para onde vão e quais os impactos das embalagens dos produtos que você consome? Para responder essa e outras questões acaba de ser lançada a Campanha Resíduo Zero.  Elaborado pela Aliança Resíduo Zero Brasil (ARZB), o material tem como objetivo conscientizar a população sobre a temática dos resíduos sólidos para exercer pressão sobre o governo e o setor empresarial na devida implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O lançamento aconteceu dia 9 de maio, terça-feira, no Teatro Zanoni Ferrite e contou com a presença de cerca de 130 jovens participantes do Programa Jovem Monitor/a Cultura (PJMC)l. Representando a ARZB, estiveram presentes Elisabeth Grimberg, do Instituto Pólis; Clauber Leite, especialista em biodigestão; Nina Orlow, da Rede Nossa Sao Paulo e Aliança pela Água; David Amorim, da comunicação do Movimento Nacional dos Catadores; e Victoria Risso, estudante de gestão ambiental.

Os produtos da campanha são três vídeos temáticos: O que é Resíduo Zero e a Política Nacional de Resíduos Sólidos; Resíduos e Mudanças Climáticas; e Política Municipal de Resíduos Sólidos e seus atores. Os vídeos explicam que, para além de pensar em formas de destinação de resíduos, a sociedade deve evitar sua produção e repensar seus modelos de consumo.

O que é Resíduo Zero e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A campanha apresenta práticas resíduo zero, informa sobre o Política Nacional de Resíduos Sólidos e enfatiza a importância em agir coletivamente para pressionar órgãos responsáveis na implantação de políticas públicas para o manejo correto resíduos sólidos. Ela também informa sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que determina questões como a implantação do sistema de coleta seletiva, do sistema de logística reversa e a valorização e remuneração dos catadores e outras questões nos municípios.

Política Municipal de Resíduos Sólidos e seus atores

Outro assunto abordado é a relação existente entre a geração de resíduos e as mudanças climáticas. O vídeo Resíduos e Mudanças Climáticas revela como diminuição da produção ou do consumo de resíduos sólidos se relaciona diretamente com a diminuição de gases que causam o efeito estufa.

Resíduos e as Mudanças Climáticas

Durante evento de lançamento representantes da ARZB apresentaram seu trabalho e debateram o conteúdo da campanha. Ninguém entre o grupo de jovens do PJMC havia entrado em contato com a definição de Resíduo Zero antes. Apesar disso, puderam listar quais das práticas cotidianas realizadas pela juventude se enquadram no conceito, como a redução de embalagens, o uso de coletor menstrual, o reaproveitamento de restos de frutas e legumes em hortas domésticas (adubo natural) e roupas adquiridas em brechós.

Quer se juntar à Aliança Resíduo Zero Brasil e entender mais?IMG_7990

Acesse www.residuozero.org.br

Compartilhe os vídeos em suas redes e seja você também Resíduo Zero!