O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Séries e Livros

PublicaçõesRevistas Pólis

Planos Diretores: processos e aprendizados

Um país com uma estrutura administrativa ainda precária como o Brasil tem pouca tradição na sistematização de processos, de modo que uma série de experiências acaba se perdendo por falta de registro. Esta publicação foi concebida com o propósito de preencher essa lacuna, e apresenta seis estudos que recuperam processos e buscam extrair lições aprendidas de cada um deles. O próprio trabalho de sistematização das experiências mostra a diversidade de questões envolvidas nos Planos Diretores, revelando que em cada município os focos de construção de conhecimento, de tensões e de negociações foram específicos. Disso resulta que os casos aqui relatados apresentam também focos diferenciados, refletindo as especificidades locais.

Autor(es): Renato Cymbalista, Gisela Cunha Viana Leonelli, Tomás Moreira, Paula Santoro, Rosemeire Nakashima, Paula Pollini, Weber Sutti, Maria Albertina J. Carvalho, Francisco Comaru, Patrícia de Menezes Cardoso, Anderson Kazuo Nakano
Organizador(es): Renato Cymbalista, Paula Freire Santoro
Ano: 2009
Páginas: 158 p.
ISSN: 0104-2335
Download

Outros Revistas Pólis